logo da clinica naturale diretor medico Clínica Naturale I - São Paulo
Av. Moema , 87 cj 51-52
Moema – São Paulo
Parking : Al. dos Jurupis 452
Fone: 11 50511075
Clínica Naturale II - Interior
Avenida Antonio Ometto, 525
Limeira – São Paulo
Fone 19 34538490
HOME Conheça a Clínica Médicos Agendamento Hospital Email

Aesthetic News

Search

Informações sobre Dermatologia, Cirurgia Plástica e Cirurgia Vascular para Pacientes e Profissionais de Saúde
Information on Dermatology , Plastic Surgery and Cosmetic Veins Treatments for Patients and Health Professionals
Information à propos de Dermatologie , Chirurgie Plastique et Phlébologie Esthétique pour Patients et Professionnelles de la Santé

linkfrançais Français linlenglish English
    corporal
  facial
  setor masculino
  cirurgia plástica
  botox
  preenchimento profundo
  peeling
  varizes
  hiperhidrose
  celulite
  depilação laser
  fotorejuvenescimento
  thermacool
  fio russo
  acne
  estrias
   

ESTÉTICA CORPORAL

  Corpore Naturale
  Síndrome de Desarmonia Corporal
  Celulite
  O que é celulite ?
  Estágios da celulite
  Fatores que favorecem
  Diferenças de homens e mulheres
  OTipo Físico
  Peso, Células Gordurosas   e Celulite
  Perguntas e Respostas
  Alterações da Gordura
  Excesso de Gordura
  Gordura Localizada
  Gordura regionalizada
  Alterações Musculares
  Flacidez Muscular
  a importância dos exercícios
  Tratamento da SDC
  O programa Corpore Naturale
  O Círculo Virtuoso do Tratamento
  Fase I - Avaliação Médica
  Consulta
  Bioimpedância
  Termografia
  Fase 2 – Orientação
  Orientação Nutricional
  Orientação Esportiva
  A escolha dos exercícios
  Fase 3- Tratamentos da SDC
  A escolha do Tratamento
  Aplicação local
  Drenagem_linfatica
  Eletromioestimulação eletrônica
  Vacuoterapia
  Hidrolipoclasia ultra-sônica
  Eletrolipoforese
  Lipoaspiração
  Lipoescultura e subcisão
  Lipoescultura
  Hidrolipoaspiração - HLPA
  Vibrolipoaspiração
  Laserlipólise
  Lipolight
  Lipoescultura e Subcisão
  Tratamento da SDC
  Fase 4 - Manutenção
  Manter os resultados
  Mais sobre SDC
 

O Belo, a Arte, a Medicina,

 

a Filosofia e a Mulher

 

Perguntas e respostas

 

Texto completo PDF

 

Um ensaio sobre a Beleza Humana

O Belo,a Arte, a Medicina , a Filosofia , e a Mulher

           O que é o Belo? - Platão já reconhecia a existência de coisas que são belas por si mesmas e que fornecem um prazer puro que não aquele da cessação da dor ou aflição. Sócrates achava que o Belo era uma concordância observada pelos olhos e ouvidos. Kant achava belo sobretudo o natural, as aves, as plantas. E as definições do Belo e do que é Estética, sempre estiveram presentes e foram  ampliadas nas discussões filosóficas e  artísticas. A beleza feminina, também uma  manifestação do Belo,  às vezes é pouco compreendida por ser associada a um comportamento fútil. Grosseiro engano, trabalhar, praticar esportes, estudar, freqüentar as clínicas de estética não é tarefa para fúteis e  pobres de espírito. Mulheres inteligentes, cultas, que trabalham em casa e tem a sua profissão e que são sobretudo fortes, são as que tem entusiasmo para cuidar da beleza e da saúde.

A beleza feminina pura ocupa um lugar no Cosmos, assim como as outras belezas naturais e não naturais. Um belo pássaro ou animal são bonitos, assim como um quadro,  uma cidade, uma floresta, uma estrela, ou uma poesia. A beleza se manifesta em coisas livres do sentimento e pensamento humanos e deles não depende. Não há mal em se cultuar o Belo. Não há mal em se cultuar a Beleza Feminina. Admirar o Belo não significa desprezar o que não é belo. Também é belo a mulher idosa, saudável e feliz,  assim   como o homem ativo em todas as etapas de sua vida.  É também belo a criança brincando, a obra de arte, a natureza, é belo a sabedoria. Claro, não há beleza na doença, na tristeza, na morte, na fome, na destruição. O harmônico, qualidade do Belo, está nítido e se manifesta na vida , na saúde, na alegria e no amor.  A mulher, dos humanos a parte mais bela, só poderia ter sido a maior inspiradora da arte e dos artistas, desde os tempos antigos. A Vitória de Samothrace, a Vênus de Milo, as pinturas egípcias, a surrealista Gala de Dali, a beleza suave da mulher na Primavera de Botticcelli, a mulher na poesia de Vinícius de Moraes, de Drummond, obras maravilhosas inspiradas por elas.

E é claro, a beleza mudou através dos tempos. No passado a beleza feminina era só um rosto, privilégio de poucas que tinham a coincidência genética de ter um rosto com linhas harmônicas. Os costumes então não permitiam revelar o corpo. Nos tempos atuais todas as formas femininas são  expostas, e essa agradável liberação de costumes deu às  mulheres a possibilidade de outras manifestações  de beleza, a beleza do corpo, que é muito mais "democrática", porque acessível à maioria das mulheres. A nutrição, os esportes, e  também a medicina passaram a ajudar na promoção da beleza feminina.

 

 

A Estética Humana na Medicina se propõe então à utilizar as técnicas, a pesquisa e os conhecimentos médicos para a promoção da beleza feminina da face e do corpo. É a Arte Médica do Belo, e como as outras artes, que produzem um prazer, uma felicidade subjetiva, não pode ser submetida à um juízo de valor. O seu valor é determinado pelo bem estar que causa à quem recebe os seus benefícios. O gosto, a capacidade de julgar o que é belo, é que faz a obra de arte ser maravilhosa para uns e horrível para outros, é influenciado pela cultura, pelas condições sócio econômicas, pela moda, pelos costumes de cada povo. Então, não é a Medicina aplicada a Estética  que como ciência cria esse aspectos básicos que são o gosto e a estética. Cabe à ela apenas atender os anseios do inconsciente coletivo e como uma manifestação artística, criar , manter e melhorar a Beleza Humana.

 

Seguimos os princípios do código de conduta Web de medicina e saúde. A informação é oferecida para  educação , não necessariamente  são técnicas praticadas na Clínica Naturale. Não substitui opinião médica em atendimento formal. Se você tem um  problema de saúde, contacte seu médico . O objetivo do ato médico, como em toda a prática médica, constitui-se da obrigação de meio e não de fim ou resultado. Informações e textos são produzidos por médicos da Clínica Naturale e não recebem fundos ou propaganda de qualquer empresa ou pessoa. O site é custeado pela própria clínica. Adaptado ao decreto CFM 1974/2011 que regulamenta comunicação médica e não permite fotos antes /depois de procedimentos . Fotos e desenhos  são meramente ilustrativos. Direitos são reservados. A publicação e redistribuição de qualquer conteúdo é proibida sem prévio consentimento. copyright © 1998-2012 Clínica Naturale. last actualization: