logo da clinica naturale diretor medico Clínica Naturale I - São Paulo
Av. Moema , 87 cj 51-52
Moema – São Paulo
Parking : Al. dos Jurupis 452
Fone: 11 50511075
Clínica Naturale II - Interior
Avenida Antonio Ometto, 525
Limeira – São Paulo
Fone 19 34538490
HOME Conheça a Clínica Médicos Agendamento Hospital Email

Aesthetic News

Search

Informações sobre Dermatologia, Cirurgia Plástica e Cirurgia Vascular para Pacientes e Profissionais de Saúde
Information on Dermatology , Plastic Surgery and Cosmetic Veins Treatments for Patients and Health Professionals
Information à propos de Dermatologie , Chirurgie Plastique et Phlébologie Esthétique pour Patients et Professionnelles de la Santé

linkfrançais Français linlenglish English
    corporal
  facial
  setor masculino
  cirurgia plástica
  botox
  preenchimento profundo
  peeling
  varizes
  hiperhidrose
  celulite
  depilação laser
  fotorejuvenescimento
  thermacool
  fio russo
  acne
  estrias
   

NAT L'UOMO - ESTÉTICA MASCULINA

NAT L'UOMO
Rejuvenescimento Facial
Cosméticos para Homens
Botox
Preenchimento
Fio Russo
Thermacool
Técnica de Preenchimento Profundo
LASER Tratamento 3D
Acne
Tratamentos Corporais
Aplicação de Enzimas
Redução de Gordura Abdominal
Orientação Esportiva
Orientação Alimentar
Abdominoplastia e Lipoaspiração Masculina
Cirurgia Plástica
Varizes
Hiperhidrose
  Depilação à Laser
  Novo LightSheer Duet
Menor Dor – Mais Rápido
  LightSheer Duet -Como age
Depilação Perguntas e Respostas

 

O que é Depilação com Laser ?

LightSheer DuetVeja>> Novo LightSheer Duet Depilação a Laser mais rápida e com menor dor .

Depilação com Laser ou Luz Pulsada Masculina

Depilação com LASER e Luz Pulsada Feminina

Rejuvenescimento com LASER , Luz Pulsada e Infravermelho

 

Pêlos indesejáveis são um problema estético que podem trazer incômodos aos seus portadores. Uma forma de eliminação rápida e com efeitos duráveis é desejada por homens ou mulheres.

Mesmo pilosidade normal, como a da axila e virilha, por causa dos costumes, acabam se transformando em problemas com a freqüente necessidade de se submeter à processos desagradáveis e pouco eficientes de remoção.

Outro problema são as dermatites  geradas pela simples presença do pêlo ou por sua retirada com os métodos convencionais.

Algumas alterações hormonais podem modificar a distribuição e localização dos pêlos, gerando também desagrado aos seus portadores.

Uma nova tecnologia, com o uso da energia luminosa vem sendo oferecida para tratar a pilosidade normal e anormal indesejáveis. O LASER e o LIP- LUZ INTENSA PULSADA . O princípio é utilizar a propriedade de receber a luz da melanina dos pêlos, e assim destruir não só o pêlo, mas também o folículo que o produz. Então conseguimos diminuir muito o número de pêlos e os que restam diminuem a espessura.

A Fotodepilação com o LASER e a LUZ PULSADA, deve ser considerada não apenas um processo de depilação, mas de tratamento dos pêlos indesejáveis. Com as novas técnicas de LASER, uma atividade prosaica como a eliminação da pilosidade, ganha ares de alta tecnologia médica, trazendo o homem e a mulher para a realidade de futuro, antes só idealizada.

A Clínica Naturale oferece a nova tecnologia de LASER para Fotoepilação, com vários equipamentos e técnicas disponíveis para cada situação.

O tratamento de pêlos é eficiente, mas muitos mitos criados devem ser esclarecidos para que os resultados , muito bons , sejam realistas.

Como Age o LASER  na Depilação ?

O pêlo é gerado por uma estrutura chamada folículo piloso. Os pêlos tem a capacidade de crescer até certo ponto e podem cair e serem eliminados espontaneamente. Quando um pêlo é eliminado espontaneamente, um novo pêlo é gerado pêlo próprio folículo piloso. É por esse motivo que quando se faz a depilação por qualquer um dos sistemas convencionais , os pêlos crescem novamente, em quantidade, espessura e cor, iguais ou até mesmo aumentadas.

As fases de crescimento do pêlo

O pêlo tem um ciclo de crescimento.
Este ciclo de crescimento do pêlo tem 3 fases, chamadas fases de crescimento.

As Fases de Crescimento do pêlo são a Anágena ( crescimento) , a Catágena ( intermediária) e a Telógena ( repouso) .

Os pêlos de uma determinada região estão em diversas fases de crescimento.

Na fase Anágena, os pêlos estão muito próximos da parede do folículo piloso, que é mais estreito. Nas outras fases os pêlos estão mais separados da parede do folículo.

Os pêlos só são melhor eliminados na fase Anágena, quando existe uma maior concentração de Melanina e contato com as estruturas do folículo piloso o que permitem a sua destruição.

Por esse motivo são necessárias várias aplicações em intervalos distintos para cada região. À cada aplicação uma parte dos pêlos e da capacidade de produção de novos pêlos é eliminada. Nas sessões subsequentes, é conseguido um resultado cada vez melhor.

A Ação Seletiva do LASER sobre o pêlo

O uso do LASER para depilação vem sendo estudado pela medicina há poucos anos. O princípio da ação do LASER é a Fototermólise Seletiva, que significa que algumas estruturas do corpo captam mais calor e energia do que outras quando submetidas a exposição da luz.

No caso da depilação , a Melanina presente no pêlo, recebe a maior parte da energia ( um cromóforo) enquanto a pele recebe menos. A Melanina é uma substância escura, e por isso capta mais a luz. O pêlo e sua base possuem grandes quantidades de melanina, a captação da energia através do pêlo, é transmitida ao folículo piloso, que acaba sendo destruído, e assim eliminando a possibilidade de geração de um novo pêlo.

As estruturas do corpo que possuem cor são chamadas cromóforos. assim é que a melanina tem a cor preta e é um cromóforo, e a hemoglobina do sangue tem a cor vermelha e também é um cromóforo. Existem diversos equipamentos emissores de luz , capazes de realizar a fototermólise seletiva, cada um com características próprias que o fazem agir sobre um cromóforo. Por exemplo : os que atingem a cor negra, realizam a depilação, e os que atingem a cor vermelha, realizam o tratamento de pequenos vasos e varizes.

Outras características existem. Estas características são baseadas no Tempo de Relaxamento, ou seja, algumas estruturas recuperam melhor do calor e são preservadas, enquanto outras recuperam pior e são destruídas. Estas características e outras como tempo do pulso, cumprimento da onda e outras complexas propriedades da Física Óptica é que permitem a Fototermólise Seletiva, mesmo em peles com cor próxima dos cromóforos, como a pele bronzeada ou negra.

Assim é que existem muitos tipos  LASERs e também outros tipos de emissores de energia, chamados de LUZ INTENSA PULSADA.

Para cada paciente, cada tipo de tratamento e cada tipo de cromóforo um equipamento  é melhor indicado. Cada tipo de pele, vai determinar a escolha de determinadas energias e um tipo de equipamento será então utilizado.

Os Tipos de Pele - a Classificação de Fitzpatrick

Em 1975, um médico americano, o Dr. Thomas B. Fitzpatrick , da Escola de Medicina de Harvard, criou uma classificação para os tipos de pele. A Classificação está baseada na cor da pele e na reação a exposição solar. Esta classificação é a utilizada hoje para a programação dos tratamentos a LASER e LUZ PULSADA, porque ela permite a calibração dos equipamentos em níveis de energia seguros para cada tipo de pele.

Tipos de Pele –Fitzpatrick

 Descrição

I -Pele muito clara , sempre queima, nunca bronzeia
II -Pele clara, sempre queima e algumas vezes bronzeia
III -Pele menos clara, algumas vezes queima e sempre bronzeia
IV -Pele morena clara raramente queima e sempre bronzeia
V -Pele morena escura, nunca queima e sempre bronzeia
VI- Pele negra, nunca queima, sempre bronzeia

Assim é que o médico vai determinar o tipo de pele , e a energia e o equipamento a ser utilizado.

Peles mais claras, com pêlos mais escuros e negros tem resultados mais rápidos, Quando a pele tende a ser mais escura, existe a necessidade de se utilizar energias menores, para evitar o dano à pele, e assim se perde eficiência, tornando os tratamentos mais demorados. O mesmo acontece com pêlos mais claros, e mais finos. Estes tipos de pêlo absorvem menos energia, tornando o tratamento mais demorado.

Se existem mais pêlos em fase inicial de crescimento o tratamento será mais efetivo, se existem menos pêlos nestas fases, ele será mais demorado .

Assim , não é possível determinar um número exato de sessões para o resultado, mas durante a consulta inicial o médico vai avaliar e discutir facilidades e dificuldades e fazer uma estimativa, que embora não exata, permite uma programação do tratamento. De qualquer forma deve estar claro para os pacientes, que várias sessões serão necessárias, e isto varia de região para região do corpo e de paciente para paciente.

Pelo mesmo motivo, o tratamento não deve ser realizado em peles bronzeadas, porque diminui a eficiência e aumenta os riscos de complicações do tratamento.

A Consulta Inicial , Recomendações, Duração do Tratamento e Número de Sessões

Consulta inicial

Antes de qualquer tratamento com LASER e LUZ PULSADA, o paciente deve fazer uma consulta com o médico.

Nesta consulta inicial, o médico vai avaliar a área a ser tratada e propor a melhor técnica de LASER ou de LUZ PULSADA a ser utilizada. Vai dar uma estimativa aproximada do tempo de duração de cada tratamento e número total aproximado de sessões necessárias e as necessidades de sessões de manutenção.

Também vai fazer recomendações ao paciente para os dias que antecedem a aplicação dos LASERs ( como evitar banhos de sol) para evitar qualquer problemas do tratamento. Na Clínica Naturale esta avaliação e orientação é realizada por médicos e para a área de depilação a LASER é gratuita.  (A gratuidade se restringe  exclusivamente a  avaliações para  depilação).

Recomendações

O ideal é que o médico tenha experiência com LASER. Existe no Brasil a Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia, que reúne os médicos que se dedicam aos tratamentos e às pesquisas sobre LASER e LUZ PULSADA nas várias áreas da Medicina. Os médicos da Clínica Naturale são membros da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia e são experientes nas suas diversas áreas de atuação.

A aplicação do LASER deve ser feita pelo médico, ou pode ser feita por técnica treinada, mas a presença do médico responsável na Clínica durante os tratamentos é sempre necessária.

Como recomendação principal, o paciente deve se abster de banhos de sol nos 30 dias que antecedem a aplicação dos LASERs e LUZ PULSADA. Se o tratamento for facial, e o paciente se expõe muito ao sol, o uso de filtros solares é recomendado.

Duração do tratamento

A duração de um tratamento individual pode ser de alguns minutos a 1 hora ou mais, e vai depender da área a ser tratada. O número de tratamentos requerido depende de vários fatores relacionados a tipos específicos de pêlo e de pele. Assim é que o tipo de pele, a cor do pêlo , a espessura do pêlo, as áreas a serem tratadas e o número de pêlos em cada fase de crescimento e que vão determinar o número de sessões.

Número de sessões

O Médico não vai poder dar uma estimativa exata, mas a sua experiência, avaliando o paciente, poderá dar uma programação muito aproximada dos resultados e numero de sessões esperados.
Uma programação típica é a que se segue

• Fase 1 de Ataque:
3 sessões em intervalos de 3 a 4 semanas

• Fase 2 de Consolidação

3 sessões em intervalos de 4 a 8 semanas.

• Fase 3 de Manutenção

2 a 3 sessões anuais em intervalos de 4 a 6 mêses

A Depilação é Definitiva?

Depilação com os LASERs é definitiva para a maioria dos pêlos tratados, mas o termo Depilação Definitiva não é apropriado, porque pressupõe que uma vez tratado nunca mais existirá qualquer pêlo. Isto é um Mito , erroneamente criado , porque nenhum equipamento de LASER ou LUZ PULSADA hoje disponível no mundo, é capaz de realizar uma depilação definitiva, de todos os pêlos, mas muitos equipamentos conseguem uma depilação definitiva da maioria dos pêlos e com a manutenção , se pode chegar muito próximo do ideal da Depilação Definitiva.

Podemos esperar com os tratamentos de Depilação com os LASERs, além de uma diminuição definitiva dos pêlos, mudanças favoráveis de suas características, com a pilosidade se tornando mais finas e mais claras e com menor índice de complicações como infecções e irritação da pele.

Com o tratamento de manutenção, uma situação muito próxima da Depilação Definitiva pode ser obtida. Mas a idéia de que com uma única aplicação de LASER um homem com barba cerrada nunca mais vai precisar fazer a barba, ou que uma mulher com grande quantidade de pêlos nas pernas nunca mais precisará eliminar os pêlos é absolutamente fantasiosa. Entretanto os efeitos do tratamento são muito eficientes , a curto , médio e longo prazo, e a associação de séries de sessões com tratamentos de manutenção traz resultados que não pode ser obtido por nenhum dos métodos antigos de depilação e são responsáveis pela verdadeira explosão da técnica em todo o mundo.

A Tecnologia de Luz é a única que consegue eliminar pêlos duradouramente.

Depilação com LUZ PULSADA ou com LASER

Tanto o LASER de diôdo - LightSheer como o Cutera Prowave 770 - LUZ INTENSA PULSADA e o LASER ND: YAG – oferecem soluções suaves, efetivas e convenientes para homens e mulheres. Ambos utilizam flash de luz potentes para a eliminação de pêlos. A escolha do equipamento vai depender da cor da pele, do tipo de pêlos e das áreas a serem tratadas e é feita pelo médico no momento do procedimento.

A diferença entre o LASER e a LUZ PULSADA é que o LASER possui só um comprimento de onda, ou seja, a luz possui só uma cor, enquanto a LUZ PULSADA tem vários comprimentos de onda, e a luz é branca.

No caso da LUZ PULSADA, a emissão pode ser modulada por filtros que permitem a transmissão de luz acima de um determinado comprimento de onda, o que vai dar a LUZ PULSADA a sua multiplicidade de usos, para a depilação, fotorejuvenescimento e vasos.
Já os LASERs tem um só comprimento de onda e assim para múltiplos usos são necessários múltiplos LASERs .

Por suas características únicas, aliadas a um excelente custo benefício estes equipamentos se tornaram os preferidos da Clínica Naturale.

LASER Genesis ® Nd: YAG - Pulso Longo : Para peles de cor mais escura . Preferencial para as pseudofoliculites ( inflamações) de barba do pescoço.

LASER - LightSheer Duet ® - O equipamento que é mais utilizado , podendo ser usado em várias situações . Agora em nova versão atualizada o Duet que oferece uma aplicação mais rápida e com menor dor.

ProWave 770 ® - LUZ PULSADA : Também frequentemente utilizado, podendo ser usado em várias situações. Atinge o pêlo mais profundamente.  

Perguntas e Respostas

Posso realizar o tratamento após ser submetido a exposição solar e estar bronzeado?

Não, porque o bronzeamento escurece a pele , e o LASER pode confundir a pele muito bronzeada com pigmentações e provocar queimaduras. Deve ser abster de sol por 30 dias antes e 15 dias depois. Embora alguns LASERs e LUZ PULSADA consigam realizar tratamentos com segurança em pele bronzeada, na Clínica Naturale, mesmo que tenhamos estes equipamentos disponíveis ( chamados de pulso longo) preferimos por prudência evitar aplicar nas peles escurecidas pelo sol.

Após o tratamento a minha pele fica muito alterada?

Não, porque a tecnologia justamente prevê que o paciente possa retornar a suas atividades imediatamente. A pele pode ficar um pouco irritada e avermelhada, mas logo melhora.

Pacientes de pele morena ou negra podem fazer o tratamento com Luz Pulsada ?

Pacientes com pele negra não podem fazer tratamento com LUZ INTENSA PULSADA, e a peles morenas mais escuras também não devem fazer o tratamento. Entretanto os tipos de pele morenas, mais claras podem realizar o tratamento. Uma consulta com o médico vai determinar as melhores indicações. Já os LASERs mais modernos tem tecnologia que permite tratamentos em peles mais escuras, mas muita prudência é necessária.

Porque são necessárias várias sessões para depilação com LASER ?

Os pêlos estão em várias fases de crescimento, e só na fase inicial estarão responsivos ao tratamento com LASER. Assim é que em um determinado momento, os pêlos na fase de crescimento serão eliminados definitivamente e os pêlos em repouso, serão eliminados com o LASER, mas não definitivamente. Isto varia para cada paciente e região do corpo. Então dois pacientes que recebem o mesmo tratamento, poderão ter resultados diferentes, um pode apresentar resultados mais rápidos que o outro.

Porque são necessárias sessões de manutenção ?

A pele é um órgão vivo e assim está sempre se regenerando . Novos folículos pilosos poderão surgir e novos pêlos poderão aparecer. Assim depois de obtido um resultado, sessões anuais de manutenção são necessárias.

Os equipamentos de LASER e Luz Pulsada utilizados na Clínica Naturale

A Clínica Naturale disponibiliza vários equipamentos de Energia Luminosa que podem ser utilizados em várias áreas da Medicina. Cada um tem utilizações específicas, e podem ser aplicados isoladamente ou associadamente dependendo do objetivo do tratamento.

Os equipamentos têm características próprias que produzem energias diferentes que atingem várias profundidades nos tecidos corporais além de serem seletivos para diversas propriedades dos tecidos.

Utilizando esta diversidade das características dos equipamentos de energia luminosa, tanto dos LASERs como da Luz Pulsada, é que se escolhe o melhor tratamento que será indicado para cada situação.

A Clínica Naturale utiliza para depilação equipamentos modernos fabricados pela Lumenis®  e pela Cutera®  que são conceituadas companhias produtoras de LASER e Luz Pulsada com atuação em todo o mundo. Com a Clínica Naturale tem  várias opções pode escolher o melhor equipamento  para cada situação.

Os equipamentos que disponibilizamos são:

LASER Genesis ® Nd: YAG - Pulso Longo : Para peles de cor mais escura . Preferencial para as pseudofoliculites de barba do pescoço.

LASER - Light Sheer Duet ® - O equipamento que é mais utilizado , podendo ser usado em várias situações . Agora em nova versão atualizada o Duet que oferece uma aplicação mais rápida e com menor dor.

ProWave 770 ® - LUZ PULSADA : Também frequentemente utilizado, podendo ser usado em várias situações. Atinge o pêlo mais profundamente

 
Equipamento
Utilização na Clínica Naturale

Características

da Energia Luminosa

Produtor

LightSheer Duet ®

LASER

Depilação com LASER - Novo Light Sheer Duet

Mais rápida e com menor dor

800 nm
lumenis

ProWave 770 ®

LUZ PULSADA

Depilação com Luz Pulsada
770 - 1100 nm
cutera

Genesis ® Nd: YAG

LASER Pulso Longo

Depilação com LASER
1064 nm
cutera

 

introducing lightsheer duet cutera

LightSheer Duet

Novo LightSheer Duet - Evolução em tratamento a Laser

plataforma xeo- proWave depilação luz pulsadaPlataforma Xeo - ProWave

Light Sheer DuetLightShee Duet®

Depilação a LASER - um maior handpiece com tecnologia a vácuo. Permite uma aplicação mais rápida e com menor dor.

Laser GênesisGenesis® Nd: YAG LASER Pulso Longo

ProWave - depilação luz pulsadaProWave 770®

Depilação LUZ PULSADA

 

Quem deve operar os equipamentos e fazer os tratamentos !

Os Tratamentos com LASER e LUZ INTENSA PULSADA são procedimentos médicos.

A Clínica Naturale oferece os equipamentos mais versáteis e reconhecidamente eficientes para os tratamentos com LASER ou LUZ PULSADA.

Mas quem opera os equipamentos também é importante!

Todos os tratamentos com LASERs ou LUZ PULSADA na Clínica Naturale são realizados por médicos ou por técnicos treinados , mas supervisionados diretamente por médicos. O médico responsável sempre está presente ao tratamento . Os médicos da Clínica Naturale são membros da Sociedade Brasileira de LASER em Medicina e Cirurgia.

Mais sobre Depilação com LASER e Luz Pulsada Masculina e Feminina

Mais sobre Tratamentos para Rejuvenescimento masculino e feminino com LASER , Luz Pulsada e infravermelho

Seguimos os princípios do código de conduta Web de medicina e saúde. A informação é oferecida para  educação , não necessariamente  são técnicas praticadas na Clínica Naturale. Não substitui opinião médica em atendimento formal. Se você tem um  problema de saúde, contacte seu médico . O objetivo do ato médico, como em toda a prática médica, constitui-se da obrigação de meio e não de fim ou resultado. Informações e textos são produzidos por médicos da Clínica Naturale e não recebem fundos ou propaganda de qualquer empresa ou pessoa. O site é custeado pela própria clínica. Adaptado ao decreto CFM 1974/2011 que regulamenta comunicação médica e não permite fotos antes /depois de procedimentos . Fotos e desenhos  são meramente ilustrativos. Direitos são reservados. A publicação e redistribuição de qualquer conteúdo é proibida sem prévio consentimento. copyright © 1998-2012 Clínica Naturale. last actualization: