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Orientação Nutricional  

 

A recuperação da forma corporal e a correção de todos os componentes da SDC – Síndrome de Desarmonia Corporal são difíceis e dependem dos tratamentos estéticos e cirúrgicos, mas também de exercícios e boa alimentação.

Trocamos a palavra dieta, que pressupõe uma atitude passageira, por Reeducação Alimentar, que é uma ação para a vida toda. Reeducação Alimentar é uma mudança de hábitos e é uma das chaves para se ter um perfil corporal bonito, livre de Celulite e gordura localizada e principalmente com ótima saúde.

         O homem, há não muitos milênios, vivia na selva, em cavernas, e, como  animal mais complexo da criação, sofreu as alterações provocadas pela evolução. O homem foi se adaptando ao meio em que vivia, mas muitas das reações humanas continuam como no tempo das cavernas. Nos tempos pré-históricos havia dificuldade para se conseguir comida. O homem precisava caçar e procurar por frutas e raízes. Muitas vezes estava exposto às intensas alterações climáticas, que mudavam a oferta de alimentos, colocando a vida em risco. Não existia como guardar a caça, que se estragava com facilidade e a permanente procura de comida era, portanto, sua principal e vital atividade. Então a natureza criou no homem um reservatório de comida que é o tecido gorduroso. Quando a comida era abundante, o homem comia quanto podia e essa comida em excesso ficava acumulada no tecido gorduroso. Se os alimentos, abruptamente, faltassem, os que tinham bastante comida acumulada no corpo sobreviveriam até que as condições melhorassem, enquanto que os que não tinham gordura de sobra, pereciam. É claro que para o homem moderno este reservatório não é necessário. É mais prático e eficiente guardar a comida no armário, na geladeira ou mesmo deixar no supermercado para comprar quando for necessário. Manter reserva exagerada  de gordura no corpo é um contra-senso e só faz mal à estética e à saúde. Deve-se comer o necessário, sem os excessos que nas mulheres pioram a Celulite, acumulam gordura e deformam o corpo, originando a Síndrome de Desarmonia Corporal .

         Uma dieta saudável é baseada em proteínas e vitaminas naturais, com poucas gorduras e carboidratos. Frutas, verduras, carnes brancas, leite desnatados e derivados do leite desnatados, como yogurt e queijos brancos e só um pouco do brasileiro feijão, mas com pouco arroz, formam a base de uma boa alimentação.

 A Síndrome de Desarmonia Corporal tem causas muito diversas e não é apenas excesso de gordura, mas o descontrole alimentar é um forte componente no aparecimento deste tipo de problema. Não se deve cair no erro de considerar a comida um mal, a alimentação é absolutamente necessária, mas com qualidade e sem excessos, estes sim prejudiciais.

A hereditariedade, a ação hormonal e o sedentarismo são também importantes causas de Celulite e perda da forma corporal. Pouco podemos fazer em relação à hereditariedade e à ação hormonal, mas os exercícios e a reeducação alimentar são úteis e  fundamentais em qualquer tratamento.

Alguns dos  tratamentos mais usados em  medicina estética  mobilizam as gorduras das áreas em que elas são mais fixas na mulher, mas estas gorduras não devem ser recuperadas comendo-se em excesso. As situações são diferentes, o grau de exigência varia para cada caso, mas todas as pessoas que tem Celulite ou uma perda da harmonia corporal  e pretendem melhorar, precisam fazer uma alteração de seu hábito alimentar.

Quando a alteração da forma corporal for inicial e leve, apenas exercícios e boa alimentação são suficientes para a correção, mas quando uma alteração mais importante já estiver presente,  os tratamentos médicos, como Aplicação de Lipolíticos e Lipospiração precisam ser utilizados dependendo de cada caso. Estes tratamentos são inegavelmente mais eficientes quando associados à boa alimentação e exercícios.

Bons hábitos alimentares e exercícios  são a base para se ter uma boa aparência corporal, o que é agradável, mas são também um requisito para a boa saúde, o que é absolutamente útil. Portanto, cuidar da forma corporal não é só uma questão de vaidade, é também uma atitude de saúde preventiva.  

Reeducação Alimentar

Informação

Orientação

As gorduras que comemos em excesso  são automaticamente armazenadas no tecido gorduroso.

Ingestão mínima de gorduras como: frituras, carne vermelha, ovos, manteiga, margarina, queijos amarelos, nozes, amendoim, castanha de caju, chocolate, pele de frango, maionese, creme de leite, leite integral .

Parte dos carbohidratos que comemos se transformam em gorduras

Diminuição da ingestão de carbohidratos  como: açúcar, doces, chocolate, massas , pão ,batata, arroz, feijão, milho)

As proteínas são fundamentais na alimentação porque participam de todas as funções importantes do corpo e formam músculos que   são importantes no estabelecimento do contorno corporal.

Deve-se preferir a alimentação baseada em  proteínas  como carne vermelha magra, carne de frango, peixes, queijos tipo ricota e cottage, leite e yogurt desnatados  sem açúcar.

Devemos lembrar que as proteínas também possuem calorias e substituem com vantagens os alimentos que foram evitados, mas não deve haver excesso.

Geral

Coma á vontade alimentos vegetais como saladas e legumes cozidos, pois eles tem um mínimo de calorias, prolongam a sensação de saciedade além de estimular o funcionamento dos intestinos e ajudar a desintoxicação orgânica.

As frutas podem e devem ser ingeridas mas não em excesso. prefira frutas cítricas e as mais ricas em água como laranja, mexerica, melão, melancia, abacaxi. Evite abacate, caqui , uva e manga

Beba muita água, mais de 2 litros por dia . Ela ajuda a diminuir a fome e elimina resíduos do organismo.

Evite café, chá mate, álcool, refrigerantes não dietéticos e refrigerantes tipo cola.

Em pessoas que já estão perdendo peso e submetendo-se a exercícios para valer pode ser benéfico a prescrição pelo médico de vitaminas, sais minerais e amino-ácidos que são importantes para o funcionamento do corpo.

A dieta não deve ser exagerada, e a perda de peso deve ser lenta, não ultrapassando de 2 a 3 Quilos por mês.

Complementos Vitamínicos

Após processo de perda de peso e início de exercícios mais fortes, sob orientação da clínica

 

 

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