logo da clinica naturale diretor medico Clínica Naturale I - São Paulo
Av. Moema , 87 cj 51-52
Moema – São Paulo
Parking : Al. dos Jurupis 452
Fone: 11 50511075
Clínica Naturale II - Interior
Avenida Antonio Ometto, 525
Limeira – São Paulo
Fone 19 34538490
HOME Conheça a Clínica Médicos Agendamento Hospital Email

Aesthetic News

Search

Informações sobre Dermatologia, Cirurgia Plástica e Cirurgia Vascular para Pacientes e Profissionais de Saúde
Information on Dermatology , Plastic Surgery and Cosmetic Veins Treatments for Patients and Health Professionals
Information à propos de Dermatologie , Chirurgie Plastique et Phlébologie Esthétique pour Patients et Professionnelles de la Santé

linkfrançais Français linlenglish English
    corporal
  facial
  setor masculino
  cirurgia plástica
  botox
  preenchimento profundo
  peeling
  varizes
  hiperhidrose
  celulite
  depilação laser
  fotorejuvenescimento
  thermacool
  fio russo
  acne
  estrias
   

ESTÉTICA FACIAL

  Rejuvenescimento Facial Light
  Nat Face - Rejuvenescimento Light
  O que é envelhecimento
  BOTOX ®
  Lifting com BOTOX ®
  Perguntas e Respostas BOTOX ®
  Preenchimento
  Produtos de preenchimento
  Condicionamento da Pele
  Outras técnicas
  Preenchimento profundo
 
  Laser Fracionado CO2
  Fotorejuvenescimento
  Thermacool
  Peelings
  Peeling de Fenol - Met. Kacowicz ®
  Scuptra ®
  PRP- Plasma Rico em Plaquetas
  Medicamentos tópicos
  Elastinol
  Despigmentantes
  Ácido Retinóico
  Ácido Glicólico
  Proteção Solar
  Vitamina C
  DMAE
  Outros medicamentos
  PDF
  Texto completo PDF

 

Toxina Botulínica

 

O que é o Tratamento com BOTOX ®

   As marcas de expressão aparecem na face, na forma de sulcos ou rugas. São provocadas pela ação dos músculos de expressão. O uso destes músculos varia de uma pessoa para outra. Algumas pessoas usam muito mais e outras pessoas menos. O que acontece ao longo do tempo é que o músculo sendo contraído repetidas vezes fica hipertrofiado e com a tonicidade aumentada ( Tônus é o grau de contração que permanece mesmo no músculo em repouso ). Tudo acontece como se o músculo da expressão houvesse sido submetido à um programa de musculação. Esta hipertrofia forma sulcos e rugas que aparecem de forma muito marcada no momento da expressão e permanece, um pouco menos marcado, mesmo quando não se está contraindo o músculo. Esses sulcos e rugas permanecem justamente pelo efeito da hipertrofia e do tônus musculares.

            Com o passar do tempo, e com a instalação do processo de envelhecimento,  a pele se quebra e as rugas ficam mais acentuadas e marcadas. A ação da luz solar, provocando o fotoenvelhecimento, tira a elasticidade  e todo esse processo se acentua dando um aspecto envelhecido na pele do rosto.

    A Toxina Botulínica (BOTOX ® )que é uma substância produzida pela bactéria Clostridium Botulinum ,tem uma potente ação, mas usado em pequenas doses, não faz nenhum mal, e  pode melhorar os aspectos de envelhecimento facial. A dose usada para fins estéticos é de 25 a 50 unidades e a que faz mal ao ser humano é de 3000 unidades. A pequena quantidade usada com fins estéticos obtém os efeitos sem perigos para a saúde.

            O BOTOX ® é usado para corrigir as rugas de expressão. As rugas da testa, o sulco entre as sobrancelhas e os famosos "pés de galinha" podem ser beneficiados com o método. Outras áreas também podem ser tratadas. O Lifting com BOTOX ® , é uma técnica que eleva o canto das sobrancelhas  e abre a os olhos, com um efeito muito interessante. A técnica consiste em injetar a substância no músculo cuja hipertrofia e tônus provoca o aparecimento das rugas. Assim se obtém uma paralisia temporária ( obviamente, de músculos desnecessários) , com o desaparecimento das rugas mais leves e atenuação das mais profundas.

            O BOTOX ® realizado com eficiência, tráz um grande resultado. Estes resultados são os responsáveis pela explosão em seu uso. O paciente e o seu círculo de relacionamento familiar e de amizade percebem a melhora, mas esta melhora deve ser natural, e é desejável que não se perceba com facilidade que o BOTOX ® foi aplicado. As pessoas dizem que o paciente está bem, com aspecto descansado e com melhor aparência, O exagero do uso do BOTOX ® apresenta resultados pouco naturais, que não devem ser o objetivo do tratamento. Na Clínica Naturale, preferimos o BOTOX ® para o pé de galinha, para as rugas da testa e para atenuação das rugas da glabela. Deixamos rugas e sulcos de outras localizações para outras técnicas, e assim mantemos os resultados naturais.

            A duração dos efeitos é de 6 meses, e depois desaparece. O que acontece é que o músculo, em repouso forçado pelo BOTOX ® , fica um pouco mais fraco , e mesmo quando a ação de contração volta, leva algum tempo para existir o efeito de musculação com hipertrofia e volta do tônus muscular de antes do tratamento .

            A aplicação do BOTOX ® pode ser então repetida. O movimento muscular volta um pouco antes, ao redor do quarto e quinto mês, mas as rugas só retornam em torno de 6 meses, que é quando o BOTOX ® deve ser reaplicado. O retorno do movimento, não significa que o BOTOX ® deva ser reaplicado imediatamente, porque o músculo causador das rugas ainda está fraco e só deve ser tratado quando recupera o tônus normal, o que ocorre  ao redor de 5 a 6 meses , nas primeiras aplicações e ao redor de 6 a 8 meses , em pacientes que fazem o tratamento regularmente.

            Com a falta de função temporária do músculo, o hábito condicionado que forma rugas de expressão diminui , e com este descondicionamento ,a velocidade de aparecimento de novas rugas é menor. Então mesmo parando o uso, permanece um efeito benéfico por um certo tempo.            Mas com as aplicações repetidas, no tempo certo, 6 meses, existe uma tendência à haver um efeito cada vez mais prolongado.

            Algumas pessoas no entanto podem apresentar um efeito vacina e o BOTOX ® não ser mais eficiente, mas isso ocorre em pequena porcentagem de casos. O que ocorre é que alguns pacientes, desenvolvem defesa imunológica ao BOTOX ® , é como se estivesse sido vacinado, e o BOTOX ® não é mais eficiente. Isso ocorre raramente , em muito pouco pacientes e atualmente já está disponível nos EUA  a Toxina Tipo B - Myobloc® , para ser usada em possíveis pacientes resistentes. Esta toxina B , é foi desenvolvida com um grupo diferente de clostridium, e portanto tem propriedades diferentes. Se um paciente tiver a falta de sorte de ser resistente ao BOTOX ® , poderá ter uma grande  possibilidade de responder ao  Myobloc®.

            Em alguns casos, o que não é muito raro, pode acontecer que um paciente que responda corretamente ao uso da Toxina Botulínica, em uma determinada aplicação, obtenha uma menor resposta. Isso pode ocorrer pelo efeito vacina, como já dissemos, mas pode ser por alguma outra causa técnica, como uma inativação inadvertida da Toxina. O BOTOX ® é muito lábil, se inativando facilmente,  a simples colocação na seringa, se não for cuidadosa, pode inativar o produto. O transporte, armazenamento e diluição também podem desativar a Toxina. Assim é que se o BOTOX ® não foi eficiente em uma aplicação, deve ser repetido e só então se for novamente ineficiente , atribuir o fato ao “efeito vacina”

            A Toxina é liberada pelo FDA ( controle de medicamentos) americano, e pelo Ministério da Saúde Brasileiro, como bloqueador muscular e usado por médicos treinados não apresenta complicações sérias. Pode ser utilizado associadamente  e a outras técnicas.

            É importante , escolher médicos que sejam treinados na técnica de aplicação do  BOTOX ® . A Clínica Naturale  foi uma das primeira clínicas a utilizar a toxina botulínica no Brasil e já realizou centenas  de tratamentos. Seus médicos realizam pesquisas e proferem conferências sobre o assunto.

 

Locais onde a Toxina Botulínica pode ser aplicada

            Os lugares em que o BOTOX ® apresenta melhores resultados é na parte superior da face. Pode ser aplicado para as rugas frontais ( testa) , glabelares ( entre as sobrancelhas) e periorbitais (pé de galinha). Nestes locais o BOTOX ® apresenta os melhores resultados e é considerado o melhor tratamento, para os casos de envelhecimento e de rugas de expressão .

Toxina Botulínica

            Uma outra ótima aplicação do BOTOX ® é o Lifting com BOTOX ® , a elevação do canto das sobrancelhas e abertura dos olhos.

            O BOTOX ® pode ser aplicado em outros locais como a pálpebra inferior e para a depressão do canto do lábio e  vem sendo aplicado também em outras localizações, mas as rugas da testa, o “pé de galinha” e as rugas glabelares são a sua melhor indicação.

            Uma pequena dose de BOTOX ® na pálpebra inferior ajuda a minimizar as rugas palpebrais . Doses controladas de BOTOX ® na região perilabial, ajudam a diminuir as rugas ao redor da boca e de fumantes, entretanto o Preenchimento tem melhores resultados nesta localização. Uma aplicação de BOTOX ® nos músculos infra labiais , elevam o canto da boca, deixando uma expressão mais agradável.

            A aplicação com técnicas especiais do BOTOX ® na região frontal, eleva o canto da sobrancelha, realizando um verdadeiro lifting de sobrancelha , sem cirurgia . O Platisma , músculo do pescoço, pode ter seu estado de contração atenuado com o BOTOX ® , com resultados interessantes. 

Toxina Botulínica

 

Como a Toxina Botulínica, BOTOX ®  é aplicada

            Na consulta inicial, O médico da Clínica Naturale explicou ao paciente as indicações, e os resultados esperados do tratamento da pele, de uma forma individualizada e detalhada. Apresentou todas as opções, e decidiu com o paciente quais as técnicas mais apropriadas para o caso. O BOTOX ® é frequentemente utilizado.

            O paciente vem á clínica no dia e hora marcada para a aplicação. Não deve utilizar neste dia, nenhum medicamento, cosméticos ou maquiagem no rosto. Quando chega a Clínica, á aplicado uma pomada anestésica na região que será tratada. Esta pomada permanece alguns minutos em contato com a pele, quando é obtido um entorpecimento anestésico transitório da pele. O paciente está pronto para receber o BOTOX ® .

            É realizada uma assepsia da pele com anti-sépticos medicinais, é uma marcação de pontos de aplicação com uma tinta é procedida . Esta marcação é baseada em estudo que o médico realiza dos movimentos musculares de cada paciente , e serve de orientação para a aplicação. Alguns pacientes possuem os músculos da face contraindo de maneira igual, neste caso os pontos de aplicação são desenhados de maneira simétrica. outros pacientes possuem os músculos assimétricos, neste caso o BOTOX ® deve ser aplicado também assimétrico, procurando assim corrigir a diferença  muscular. A marcação permite também programar o Efeito Lifting , que deve ser natural, sem alterar negativamente a expressão.

            O BOTOX ® é aplicado com microagulhas, muito finas, importadas da Europa , e que possuem uma camada de silicone protetor, que permite a punção ser muito fácil, e com mínima dor. Depois da aplicação que dura cerca de 10 minutos, o paciente recebe uma proteção de esparadrapos antialérgicos, que mantém o BOTOX ® nos pontos onde foi aplicado.

            O paciente pode voltar imediatamente as atividades normais, se quiser, retirando os esparadrapos duas horas depois. A recomendação para casa é não deitar por 4 horas, evitar ginásticas pesadas no dia da aplicação, e não massagear a região no dia da aplicação . No dia seguinte , as atividades são totalmente normais.

            Os resultados aparecem em 2 a 3 dias , e se estabilizam em 10 a 14 dias.

O BOTOX ® é muito utilizado e é freqüentemente associado a Preenchimento e Técnica de Preenchimento Profundo em nossa clínica.

Tratamento das rugas de outras localizações com o BOTOX ® e o Dysport ®

O BOTOX ® que já é muito conhecido e aplicado para corrigir e controlar o aparecimento de rugas na parte superior do rosto, vem sendo aplicado em outras localizações. Uma pequena dose de BOTOX ® na pálpebra inferior ajuda a minimizar as rugas palpebrais . Doses controladas de BOTOX ® na região perilabial, ajudam a diminuir as rugas ao redor da boca e de fumantes . Uma aplicação de BOTOX ® nos músculos infra labiais , elevam o canto da boca, deixando uma expressão mais agradável . A aplicação com técnicas especiais do BOTOX ® na região frontal, eleva o canto da sobrancelha, realizando um verdadeiro lifting sem cirurgia . O Platisma , músculo do pescoço, pode ter seu estado de contração atenuado com o BOTOX ® , com resultados interessantes.   Embora o BOTOX®  tenha todas estas aplicações , na Clínica Naturale, o aplicamos na região da testa, no “pé de galinha”, e nas rugas glabelares, e realizamos com freqüência o lifting com BOTOX ® . Para os problemas de envelhecimento de outras localizações , preferimos outras técnicas, como Preenchimento e Técnica de Preenchimento Profundo .

lifting com toxina botulínica

 

Myobloc® Toxina Tipo B

            Existem vários tipos de toxina botulínica o BOTOX ® e o Dysport ® são do tipo A. O Myobloc® é do tipo B. A toxina tipo B tem efeitos semelhantes, mas sua grande utilização é nos poucos pacientes que apresentam resistência ao tipo A, ou seja recebem a aplicação mas os efeitos são pequenos ou de pequena duração. Nestes casos a Toxina Botulínica do  tipo B, Myobloc® pode ser utilizado. O Myobloc® já está liberado e vem sendo usado nos EUA, entretanto, não foi ainda regulamentado pelas  autoridades de saúde brasileiras e assim não está disponível para uso.

 

A História do BOTOX ®

            Foi um poeta alemão, que era também um médico e cientista, que esclareceu a doença chamada botulismo. Dr. Justinus Kerner of Wurttemberg, de 1817 a 1822 publicou os primeiros estudos da doença.

            Dr. Kerner , um representante do movimento poético romântico alemão teve suas poesias musicadas por Schumann. Mas em seus primeiros estudos do botulismo , Dr. Kerner já imaginava que a toxina que causava doença tão grave , poderia ser usada para tratar doenças com espasmos musculares, como a hipermotilidade. Que grande poeta! que grande médico!  que brilhante cientista!  que ser humano admirável que se destacou em todas as áreas que atuou, sempre brilhante. Mas o poeta médico não poderia vislumbrar que esta toxina seria um dia utilizada para tratar a aparência das pessoas e deixá-las mais felizes.

            Em 1978 a toxina foi aplicada em humanos, como tratamento, por Scott e surpreendentemente se encontrou uma segurança que a faria ser utilizada em muitas outras indicações médicas, inclusive as estéticas. Jean Carrhuthers trabalhou com Scott aplicando a toxina para tratamento de estrabismo. Uma paciente de estrabismo tratada por Carrhuters relatou que suas rugas melhoravam muito quando a toxina era aplicada. Junto com seu marido, Jean Carrhuters passou a utilizar a Toxina Botulínica para fins cosméticos , dando início a revolução que observamos no tratamento das rugas e do envelhecimento.

            O uso de toxinas como medicamentos faz parte da história da medicina, assim foi com a penicilina produzida por um fungo, e com o captopril, uma droga muito utilizada para hipertensão, derivada do veneno da cobra jararaca e muitas outras .

            As doses utilizadas para o tratamento das rugas com a toxina são em torno de 30 vezes inferiores às que seriam capazes de causar complicações maiores,  semelhantes as doenças . Isto oferece uma grande segurança.

            O poeta médico e cientista Kerner , ficaria satisfeito em ver uma tão perigosa toxina ser domada e utilizada para a felicidade e a qualidade de vida das pessoas .

Seguimos os princípios do código de conduta Web de medicina e saúde. A informação é oferecida para  educação , não necessariamente  são técnicas praticadas na Clínica Naturale. Não substitui opinião médica em atendimento formal. Se você tem um  problema de saúde, contacte seu médico . O objetivo do ato médico, como em toda a prática médica, constitui-se da obrigação de meio e não de fim ou resultado. Informações e textos são produzidos por médicos da Clínica Naturale e não recebem fundos ou propaganda de qualquer empresa ou pessoa. O site é custeado pela própria clínica. Adaptado ao decreto CFM 1974/2011 que regulamenta comunicação médica e não permite fotos antes /depois de procedimentos . Fotos e desenhos  são meramente ilustrativos. Direitos são reservados. A publicação e redistribuição de qualquer conteúdo é proibida sem prévio consentimento. copyright © 1998-2012 Clínica Naturale. last actualization: