logo da clinica naturale diretor medico Clínica Naturale I - São Paulo
Av. Moema , 87 cj 51-52
Moema – São Paulo
Parking : Al. dos Jurupis 452
Fone: 11 50511075
Clínica Naturale II - Interior
Avenida Antonio Ometto, 525
Limeira – São Paulo
Fone 19 34538490
HOME Conheça a Clínica Médicos Agendamento Hospital Email

Aesthetic News

Search

Informações sobre Dermatologia, Cirurgia Plástica e Cirurgia Vascular para Pacientes e Profissionais de Saúde
Information on Dermatology , Plastic Surgery and Cosmetic Veins Treatments for Patients and Health Professionals
Information à propos de Dermatologie , Chirurgie Plastique et Phlébologie Esthétique pour Patients et Professionnelles de la Santé

linkfrançais Français linlenglish English
    corporal
  facial
  setor masculino
  cirurgia plástica
  botox
  preenchimento profundo
  peeling
  varizes
  hiperhidrose
  celulite
  depilação laser
  fotorejuvenescimento
  thermacool
  fio russo
  acne
  estrias
   

ESTÉTICA FACIAL

  Rejuvenescimento Facial Light
  Nat Face - Rejuvenescimento Light
  O que é envelhecimento
  BOTOX ®
  Lifting com BOTOX ®
  Perguntas e Respostas BOTOX ®
  Preenchimento
  Produtos de preenchimento
  Condicionamento da Pele
  Outras técnicas
  Preenchimento profundo
 
  Laser Fracionado CO2
  Fotorejuvenescimento
  Thermacool
  Peelings
  Peeling de Fenol - Met. Kacowicz ®
  Scuptra ®
  PRP- Plasma Rico em Plaquetas
  Medicamentos tópicos
  Elastinol
  Despigmentantes
  Ácido Retinóico
  Ácido Glicólico
  Proteção Solar
  Vitamina C
  DMAE
  Outros medicamentos
  PDF
  Texto completo PDF

 

Proteção Solar

 

Como podemos observar nesta parte do site, existe uma grande quantidade de tratamentos clínicos para o envelhecimento facial. A moderna pesquisa médica, mesmo contando com todos esses recursos, ainda aplica grandes somas no mundo todo à procura de novos métodos. Esses tratamentos, já são muito conhecidos e já são rotina em muitos centros e trazem benefícios inegáveis á estética feminina.

No entanto, é importante lembrar que existe uma medida que pode ser usada isoladamente ou junto com os tratamentos, que é simples, muito eficiente, fácil de empregar e o que é mais importante, não é dispendiosa: A proteção solar. A luz do sol é o mais importante fator externo responsável pelo envelhecimento da pele. Para esta ação se criou o termo Fotoenvelhecimento.

O Fotoenvelhecimento, considerando as alterações de importância estética, se manifesta na pele das regiões expostas ao sol com aumento de manchas, aumento de rugas finas, piora das rugas de expressão e sulcos, flacidez e rugosidade. Existe também o temível câncer de pele, que também tem sua incidência aumentada por exposição solar.

A pele bronzeada sempre foi considerada bonita, e mais, se tornou mesmo a característica de um povo. Nós somos a “Gente da Pele Bronzeada”. Sempre se soube que excesso de sol faz mal para a pele e a saúde, mas nos anos recentes a ciência médica descobriu que o sol faz muito mais mal do que se imaginava. O câncer de pele e o envelhecimento facial são possibilidades muito palpáveis.
A pele, assim como todo o corpo humano, é formada por células. As células tem um núcleo que é onde fica depositado os genes e o DNA, que comandam todo o processo de funcionamento do corpo. Um desarranjo no DNA é que provoca o câncer.
Nos raios solares existem determinadas radiações que podem alterar o DNA e provocar câncer de pele. A natureza criou um mecanismo que é capaz de proteger o núcleo das células da pele dos raios solares danosos que podem alterar o DNA. Esse mecanismo é o sistema de Melanina. A Melanina é um pigmento escuro que existe nas células da pele. Quando estamos expostos ao sol, este pigmento se move e forma uma proteção em tôrno do núcleo da célula, como se fosse um guarda chuva.
Esse movimento da melanina para proteger o núcleo celular é que origina a bela cor bronzeada. Portanto, bronzear-se é brincar de formar um guarda chuva de melanina para evitar câncer. É brincar com coisa muito séria!
Além do câncer, os raios solares também provocam o Fotoenvelhecimento.

O Fotoenvelhecimento é o envelhecimento da pele provocada pela exposição à luz do sol, ao longo da vida.
É possível constatarmos os efeitos da luz do sol no envelhecimento da pele, quando observamos, em mulheres que tomaram muito sol, a pele da região do colo que é mais exposta e comparamos com a pele da região dos seios que é mais protegida. A região do colo tem um aspecto muito mais rugoso, manchado e com presença de rugas e pregueamento do que a região do seio que foi protegida pelas roupas. Fica muito claro que a ação da luz do sol ao longo do tempo, provoca o aparecimento de alterações na intimidade da pele, que aceleram o envelhecimento.
Portanto, sol pode provocar câncer e envelhece a pele. O ideal de beleza morena deve ser reconsiderado. Em alguns grandes centros já se observa uma tendência da moda em se valorizar a pele não bronzeada. A cor branca da pele vem sendo agora associada a pessoas esclarecidas e cultas, que sabem dos efeitos deletérios do sol. Talvez em algum tempo o bronzeado exagerado pode se tornar “brega”, o que seria muito saudável.

Ação do Sol na Pele:
Aumenta a aspereza
Aumenta as rugas
Diminue a elasticidade
Aumenta a flacidez
Aumenta a pigmentação

Cuidados com o sol


Evite tomar muito sol

Desconsidere a pele muito bronzeada como ideal de beleza

Se sua pele for clara utilize filtro solar diariamente, mesmo nas atividades normais, porque a luz difusa também provoca fotoenvelhecimento

Se resolver tomar sol, utilize filtro solar potente e fique exposto o mínimo possível e no sol do início da manhã

O filtro protege muito bem em relação ao envelhecimento mas não é garantia e não protege  tão bem em relação ao câncer de pele.

As máquinas de bronzear também provocam câncer e envelhecem como o sol. Não são seguras.

Perguntas e respostas

O que significa fator de proteção solar(FPS)?
Um termo muito usado quando se fala em proteção solar é “FPS" Para determinar o FPS é considerado o tempo de exposição solar em que a pele de uma pessoa fica ruborizada sem o uso de filtro, que é tanto menor quanto mais clara for a pele, comparando com a mesma pele e mesmo sol com uso de filtro . O FPS do filtro é o tempo que a pele leva para ficar vermelha usando o filtro. É utilizada uma quantidade de filtro de 2 mg/cm² de pele. Por exemplo: Se uma pele clara fica ruborizada em 3 minutos de exposição solar com um filtro FPS 15 ficaria ruborizada na mesma intensidade em 45 minutos. Mas isso se fosse utilizada a quantidade de 2 mg/cm². Na prática se usa muito menos, uma camada que não chega à 1 mg/cm². Portanto o tempo de proteção é menor que os 45 minutos da teoria, e também há que se levar em consideração a qualidade do filtro. O Filtro é necessário e é um a ótima proteção , mas não significa que com ele é possível tomar sol em excesso sem nenhum risco.

O filtro solar sai com água e suor?
Sai, e isso diminui mais ainda o tempo de proteção. Deve-se passar camadas mais grossas de filtro e se estiver exposto á sol forte ou por muito tempo deve-se repetir a aplicação em intervalos de 2 hs.

Quando o céu está nublado é preciso usar filtro solar?
É, o céu nublado só diminui a exposição solar em 10%, é quase como se não houvesse nuvens. É necessário a fotoproteção.

Um guarda sol na praia evita as complicações da exposição à luz solar?
Protege um pouco, a luz reflete na areia e também na água da piscina e nos pisos claros, e atinge quem está sob o guarda sol .

Qual a quantidade de filtro que deve ser passada no rosto e no corpo?
A maior que seja confortável e economicamente viável.

Quem tem pele morena precisa proteção solar?
Precisa, menos do que quem tem pele clara, mas também existe câncer de pele e fotoenvelhecimento em peles morenas.

Diversos medicamentos são utilizados pela Clínica Naturale, os principais são o Ácido Retinóico , o Ácido Glicólico , o Ácido Ascórbico ( vitamina C) ,  os Despigmentantes e os que promovem a Proteção Solar e os cremes auxiliares como o DMAE e o Elastinol.

Os medicamentos tópicos, agem na intimidade da pele, previnindo o envelhecimento, retardando sua velocidade e rejuvenescendo a pele. Com a utilização da cosmetologia médica, muito pode ser obtido, gastando apenas  alguns minutos em casa. O uso de cremes é parte importante do Programa de Rejuvenescimento Facial Light ,  porque não vai só melhorar a pele, mas ajudar a manter os bons resultados obtidos. O BOTOX®  para rugas , o lifting com BOTOX® , os Preenchimentos, os Peelings Superficiais e Médios , a Técnica de Preenchimento Profundo  ,   junto com o condicionamento da pele podem retardar muito a necessidade de cirurgias para a correção dos problemas de envelhecimento.

 

 

Seguimos os princípios do código de conduta Web de medicina e saúde. A informação é oferecida para  educação , não necessariamente  são técnicas praticadas na Clínica Naturale. Não substitui opinião médica em atendimento formal. Se você tem um  problema de saúde, contacte seu médico . O objetivo do ato médico, como em toda a prática médica, constitui-se da obrigação de meio e não de fim ou resultado. Informações e textos são produzidos por médicos da Clínica Naturale e não recebem fundos ou propaganda de qualquer empresa ou pessoa. O site é custeado pela própria clínica. Adaptado ao decreto CFM 1974/2011 que regulamenta comunicação médica e não permite fotos antes /depois de procedimentos . Fotos e desenhos  são meramente ilustrativos. Direitos são reservados. A publicação e redistribuição de qualquer conteúdo é proibida sem prévio consentimento. copyright © 1998-2012 Clínica Naturale. last actualization: