logo da clinica naturale diretor medico Clínica Naturale I - São Paulo
Av. Moema , 87 cj 51-52
Moema – São Paulo
Parking : Al. dos Jurupis 452
Fone: 11 50511075
Clínica Naturale II - Interior
Avenida Antonio Ometto, 525
Limeira – São Paulo
Fone 19 34538490
HOME Conheça a Clínica Médicos Agendamento Hospital Email

Aesthetic News

Search

Informações sobre Dermatologia, Cirurgia Plástica e Cirurgia Vascular para Pacientes e Profissionais de Saúde
Information on Dermatology , Plastic Surgery and Cosmetic Veins Treatments for Patients and Health Professionals
Information à propos de Dermatologie , Chirurgie Plastique et Phlébologie Esthétique pour Patients et Professionnelles de la Santé

linkfrançais Français linlenglish English
    corporal
  facial
  setor masculino
  cirurgia plástica
  botox
  preenchimento profundo
  peeling
  varizes
  hiperhidrose
  celulite
  depilação laser
  fotorejuvenescimento
  thermacool
  fio russo
  acne
  estrias
   

ESTÉTICA CORPORAL

  Corpore Naturale
  Síndrome de Desarmonia Corporal
  Celulite
  O que é celulite ?
  Estágios da celulite
  Fatores que favorecem
  Diferenças de homens e mulheres
  OTipo Físico
  Peso, Células Gordurosas   e Celulite
  Perguntas e Respostas
  Alterações da Gordura
  Excesso de Gordura
  Gordura Localizada
  Gordura regionalizada
  Alterações Musculares
  Flacidez Muscular
  a importância dos exercícios
  Tratamento da SDC
  O programa Corpore Naturale
  O Círculo Virtuoso do Tratamento
  Fase I - Avaliação Médica
  Consulta
  Bioimpedância
  Termografia
  Fase 2 – Orientação
  Orientação Nutricional
  Orientação Esportiva
  A escolha dos exercícios
  Fase 3- Tratamentos da SDC
  A escolha do Tratamento
  Aplicação local
  Drenagem_linfatica
  Eletromioestimulação eletrônica
  Vacuoterapia
  Hidrolipoclasia ultra-sônica
  Eletrolipoforese
  Lipoaspiração
  Lipoescultura e subcisão
  Lipoescultura
  Hidrolipoaspiração - HLPA
  Vibrolipoaspiração
  Laserlipólise
  Lipolight
  Lipoescultura e Subcisão
  Tratamento da SDC
  Fase 4 - Manutenção
  Manter os resultados
  Mais sobre SDC
 

O Belo, a Arte, a Medicina,

 

a Filosofia e a Mulher

 

Perguntas e respostas

 

Texto completo PDF

 

Lipoaspiração / Lipoescultura

Uma Cirurgia para a Forma Corporal  

A Clínica Naturale possui um setor dedicado à Plástica do Corpo, seguindo uma filosofia própria de recuperação da Harmonia Corporal.

Nossos cirurgiões utilizam detalhadas e cuidadosas técnicas cirúrgicas .

Utilizamos as cirurgias de Lipoescultura, Lipoaspiração / Lipoescultura e Subcisão e Dermolipectomia, mas também outras medidas de Estética Corporal  para recuperar a Forma do Corpo de uma maneira global, corrigindo a Gordura Localizada, a Flacidez Muscular, a Celulite e o Excesso de Gordura.

Leia em Harmonia Corporal, os princípios criados pela Clínica Naturale para um tratamento personalizado e global  da forma corporal, associados ou não com a cirurgia.

Nat Corpore é o programa para recuperação da forma corporal, com medidas clínicas de estética corporal  aplicadas isoladamente ou juntos com as cirurgias para obter resultados melhores e mais duradouros . 

 

Leia em Harmonia Corporal, os princípios criados pela Clínica Naturale para um tratamento personalizado e completo da forma corporal, associados ou não com a cirurgia.

Nat Corpore é o programa para recuperação da forma corporal aplicados isoladamente ou  juntos com as cirurgias para obter resultados melhores e mais duradouros .  

 

O que são a lipoaspiração, a lipoescultura e a subcisão?

As melhores indicações

Riscos

Planeje a cirurgia

Preparar a cirurgia

Recomendações pré-operatórias

Onde a cirurgia será realizada

Anestesia

A cirurgia

Depois da cirurgia

Recomendações pós-operatórias

Quando voltar às atividades normais

A harmonia corporal

A Lipoescultura com Subcisão

Conheça a técnica

 

 

 

O QUE SÃO A LIPOESCULTURA, A LIPOASPIRAÇÃO E A SUBCISÃO ?

LIPOASPIRAÇÃO – UMA TÉCNICA, MUITOS NOMES 

A Lipoaspiração é uma cirurgia realizada com cânulas muito finas que retiram o excesso de gordura onde ela está localizada. Pode ser realizada em várias regiões do corpo. É muito difundida nos tratamentos estéticos.

A Lipoaspiração é uma das cirurgias mais realizadas em estética corporal no mundo. A técnica, relativamente recente encontrou um grande desenvolvimento em todo o mundo. O princípio básico da Lipoaspiração e a realização de uma pequena incisão, por onde penetra uma cânula fina. A cânula recebe uma pressão negativa, uma sucção, e enquanto o cirurgião realiza movimentos, que liquefazem a gordura, a sucção a retira do corpo. Este princípio simples é à base de uma revolução na Cirurgia Estética.

Mais recentemente a evolução tecnológica adicionou novos detalhes, quase uma lapidação da técnica.

Novas cânulas mais finas, com orifícios especialmente desenhados e construídas com materiais especiais como o titânio foram as primeiras aquisições.

O desenvolvimento da técnica tumescente, que provoca uma grande hidratação das células de gordura, junto com a anestesia local, permitiu o uso racional da anestesia e facilitou a retirada da gordura que pode ser realizada sob regime ambulatorial, em Day Hospital.

No tratamento da Síndrome de Desarmonia Corporal, ela está especialmente indicada para o tratamento do componente da Gordura Localizada. A técnica de Lipoaspiração tem muitas variantes, mas que em suas bases, não diferem muito da técnica original. Entre as variantes podemos citar a Lipoescultura, a Lipoescultura com Subcisão, a Lipolight, a Laserlipólise, a Vibrolipoaspiração, a HLPA – Hidrolipoaspiração. É importante não ser seduzido pela modernidade dos nomes. Todas as técnicas são basicamente Lipoaspirações, e as variantes dizem respeito a algum detalhe que adiciona valor, mas não invalida as demais técnicas. Assim é que um paciente não deve sair procurando uma determinada técnica, e sim procurar uma Clínica em que confia, e após avaliação cuidadosa do médico determinar a técnica que melhor se adapta a seu caso. Em nossa clínica, praticamos todas as técnicas, e assim poderemos escolher a mais benéfica para cada paciente.

Lipoaspiração e Lipoescultura

A Lipoaspiração / Lipoescultura é uma cirurgia realizada com cânulas muito finas que retiram o excesso de gordura onde está localizada. Pode ser realizada em várias regiões do corpo. A Lipoescultura é a prática da Lipoaspiração com a aplicação da gordura retirada em outros locais, como por exemplo, nos buraquinhos formados pela celulite. A Subcisão é a separação da pele de tecidos que provocam a retração, é utilizada para tratar os buraquinhos de celulite.

A Lipoaspiração / Lipoescultura é um procedimento que pode ajudar a recuperar a Harmonia Corporal. Com a técnica é possível remover gordura indesejável de áreas específicas, que incluem o abdome, os quadris, o culote, as coxas, os joelhos, os braços e o queixo. É um procedimento praticado há relativamente pouco tempo pela medicina e que durante as duas últimas décadas teve um impressionante desenvolvimento no mundo todo, principalmente no Brasil. Refinamentos da técnica e o aparecimento de cânulas muito finas deixaram o processo com grande qualidade técnica. Um grande avanço é a chamada Técnica Tumescente, que facilitou muito o procedimento, deixando-o mais simples e com resultados mais previsíveis. A Lipoaspiração / Lipoescultura não é um tratamento único, que sozinho seja capaz de resolver todos os problemas de estética corporal. Não substitui os exercícios, a correção alimentar e as técnicas de estética corporal, mas associadas a estes procedimentos permite com grande probabilidade a recuperação da Harmonia Corporal. A Lipoaspiração / Lipoescultura pode remover áreas resistentes, com presença de gordura, que não respondem à dieta , ao exercício ou as medidas clínicas.

Lipoescultura e Subcisão

Recentemente foi divulgada uma técnica cirúrgica que é especialmente indicada para as depressões (pequenos “buracos”) provocadas pela Celulite mais avançada, que usualmente aparecem na região glútea e na face posterior da coxa. Esta técnica chamada Subcisão pode ser realizada isoladamente ou acompanhada por Lipoescultura.

A Subcisão é realizada sob anestesia local, e o paciente retorna para casa imediatamente após o procedimento. A técnica consiste em separar a pele, da gordura subjacente com Celulite que a traciona. É utilizada uma agulha especial que possui uma micro lanceta. Após a anestesia local, com a micro lanceta, o cirurgião separa a pele que está aderida ao tecido gorduroso com Celulite que origina a depressão. O procedimento é repetido em cada um dos “buraquinhos”. O processo é muito rápido, levando em média 2 minutos para corrigir cada depressão.

A Subcisão isoladamente está indicada para as depressões mais recentes e rasas. Para as depressões mais antigas e profundas, existe a necessidade de se associar à Subcisão, a técnica de Lipoescultura. É realizada a Subcisão, como já descrito e é então retirada gordura, com a técnica de Lipoaspiração, de regiões com excesso de gordura. As regiões mais habitualmente escolhidas como doadoras são o “culote” e os flancos e cintura, que assim podem ser corrigidos concomitantemente. Quando não há gordura em excesso nessas áreas, o volume necessário para a Lipoescultura pode ser obtido na face interna dos joelhos . A gordura assim obtida é injetada para preencher o espaço entre a pele liberada e depressão na gordura com Celulite. A Subcisão com Lipoescultura tira gordura da região com excesso e a aplica para corrigir as regiões onde existe depressão de Celulite, corrigindo os dois problemas ao mesmo tempo. O resultado da técnica é bom, havendo, no entanto diferenças de resposta, que é individual.

Este tratamento cirúrgico não elimina a necessidade dos outros cuidados para a forma corporal. Deve haver correção alimentar, exercícios e os outros cuidados .

A Subcisão isolada e a Subcisão com Lipoescultura são técnicas complementares muito úteis para o cuidado dessa desagradável e sorrateira vilã, que é a Celulite, que teima em atingir a forma corporal da mulher moderna. .

Lipoescultura

A Lipoescultura é a prática da Lipoaspiração com a aplicação da gordura retirada em outros locais, como por exemplo, nos buraquinhos formados pela Celulite, em depressões da coxa ou glúteo ou para aumentar o volume do glúteo.

Hidrolipoaspiração – HLPA

A Hidrolipoaspiração ou HLPA é a prática da Lipoaspiração convencional, só que vem precedida da aplicação de ultra-som de três MHz. O ultra-som liquefaz a gordura, de tal maneira que se torna mais fácil a sua retirada por pequenas cânulas de Lipoaspiração.

Vibrolipoaspiração

Nesta variante é utilizado um equipamento, o vibrolipoaspirador, que provoca uma vibração que ajuda a liquefazer a gordura a ser retirada. No processo de Lipoaspiração convencional, o médico faz movimentos para a retirada da gordura. O vibrolipoaspirador realiza estes movimentos mecanicamente, e como age de uma maneira mais padronizada, deixa os resultados mais regulares e a realização da técnica mais rápida e fácil, diminuindo o tempo de cirurgia.

Laserlipólise

Lipoaspiração a LASER é uma modificação da técnica clássica. A tecnologia LASER, com utilização em muitas áreas da medicina, chegou também a Lipoaspiração.

A Técnica batizada de Laserlipólise utiliza um LASER Nd: Yag, especialmente desenhado, que emite o LASER através de uma fibra ótica.

O LASER que é aplicado previamente na região a ser operada, provoca alterações no tecido gorduroso que facilita a retirada da gordura e simplifica o pós-operatório. Uma das principais razões para que o Laser seja utilizado na Lipoaspiração é a coagulação. Com o Laser, os vasos sangüíneos e linfáticos – responsáveis pelos inchaços e edemas - são coagulados e isso diminui tanto a dor quanto o sangramento e o inchaço. Dessa forma, temos a vantagem de realizar o procedimento em um campo com menos sangue permitindo que se possa ver os detalhes da cirurgia, melhorando o resultado. Outra vantagem existe em regiões já operadas anteriormente, quando existe espessamento da gordura. Com o Laser aplicado previamente, a gordura pode ser eliminada mais facilmente.

A Laserlipólise é uma tecnologia européia, onde foi criado o LASER utilizado na técnica. Usado com sucesso na Itália, Alemanha, Argentina e Brasil.
A Anestesia utilizada é a Local, Tumescente, que deixa as células de gordura mais frágeis. A área então recebe o LASER, transmitido por uma fibra de 1 mm de espessura. As células gordurosas da área a ser tratada, recebem então uma cânula de titânio, muito fina, que complementa e retira a gordura liquefeita. A grande vantagem é uma maior facilidade do procedimento que ocorre com menor sangramento e melhor recuperação.

Entretanto, não devemos considerar a Laserlipólise como algo mágico, são necessárias cânulas e aspiração como na cirurgia convencional, apenas o procedimento é facilitado sendo útil em algumas situações. O cirurgião será capaz de dizer se em cada caso a Laserlipólise pode ser aplicada com vantagens ou se é desnecessária.

Lipolight

A Lipolight é uma pequena Lipoaspiração com anestesia local, realizada em regime ambulatorial (sem internação). Como se trata de uma pequena Lipoaspiração, ela só pode ser realizada em pacientes que tenham pequenas coleções de gordura. Não podemos utilizar a Lipolight para tratar pacientes com grandes volumes de Gordura Localizada.

Lipoaspiração Ultra-sonica

Na Lipoaspiração Ultra-Sônica, ao invés de uma cânula se utiliza um ultra-som, que liquefaz a gordura. A técnica é promissora, mas apresenta algumas complicações como queimaduras de pele e preferimos não utilizá-la.

AS MELHORES INDICAÇÕES

Os candidatos melhores para Lipoaspiração / Lipoescultura são homens ou mulheres saudáveis que estão em boa forma física, que já corrigiram o excesso de peso e tem bons hábitos alimentares e praticam exercícios rotineiros. Nos homens a técnica tem aspectos especiais, que podem ser vistos também no Setor Masculino. 

Para os casos onde existe a Gordura Localizada apenas exercícios, correção alimentar ou medidas de medicina estética, como a aplicação de lipolíticos, não serão capazes de corrigir o problema e é quando a Lipoaspiração / Lipoescultura, se apresenta e tem sua melhor indicação. A Lipoaspiração / Lipoescultura não é indicada para tratamento do excesso de peso, outras medidas clínicas são melhor utilizadas para esta condição. Lipoaspiração é um tratamento para melhorar a silhueta corporal e não tratamento de excesso de peso. A Lipoaspiração / Lipoescultura ajuda a recuperar a forma, e quanto menor for a quantidade de gordura que precisa ser retirada, melhores serão os resultados.

Os pacientes que ainda não atingiram o peso ideal devem adiar a cirurgia, para após o emagrecimento.

Sendo uma cirurgia que retira determinada quantidade de gordura, evidentemente haverá uma redução no peso, que varia de acordo com o volume corporal de cada paciente. Não são, entretanto, os “quilos” retirados que definirão o resultado estético, mas sim as proporções que cada área mantenha com o restante do corpo.

A avaliação correta de 3 itens: Elasticidade da pele, quantidade de gordura e sua localização, nos permitem prognosticar o resultado. Assim é que as mulheres que apresentam Gordura Localizada poderão apresentar uma pele firme ou eventualmente flácida. Os resultados serão melhores quando a pele estiver mais firme e elástica e se for necessário retirar uma menor quantidade de gordura . Peles firmes podem retrair e se adaptar a nova situação melhor do que as peles flácidas.

Quando a pele é muito flácida, ou existe a presença de muitas estrias associadas a flacidez, o que ocorre frequentemente no abdomem , a lipoaspiração pode não ser a melhor opção. Após gestação com ganho de muito peso , ou em pacientes com sobrepeso e obesidade que emagreceram , pode haver uma importante flacidez da pele. Neste caso a Lipoaspiração não é utilizada e a retirada do excesso de pele é necessária. A técnica a ser utilizada é a Dermolipectomia.

Há casos, em que o paciente está com o peso acima do normal. Recomendamos um equilíbrio prévio com recuperação do peso normal antes da cirurgia. Podemos aconselhar aos que assim se apresentam a realizar um tratamento clínico prévio, que em nossa clínica foi desenvolvido como o programa Nat Corpore para recuperação da forma corporal. Melhores resultados podem ser obtidos em pacientes com o peso normal do que nos com excesso de peso.

Os melhores candidatos para Lipoaspiração / Lipoescultura são as pessoas de peso normal com pele firme com boa elasticidade e que apresenta Gordura Localizada. Deve ser fisicamente saudável, psicologicamente estável e realista em suas expectativas. A idade não é uma consideração importante; desde que não seja muita elevada e o paciente seja saudável. Pacientes mais velhos podem ter elasticidade de pele diminuída e podem não alcançar os mesmos resultados de um paciente mais jovem que possui uma pele mais elástica.

A Lipoaspiração / Lipoescultura pode melhorar a aparência e a autoconfiança, mas não mudará a sua posição no mundo e nem as coisas serão diferentes por causa de uma cirurgia. O seu mundo pode ser mudado, mas por você, e não apenas com uma cirurgia. A cirurgia plástica pode lhe ajudar a se sentir melhor, e você poderá estar bem melhor, mas felizmente sendo ainda você, melhor. Antes que decida pela cirurgia pense cuidadosamente sobre suas expectativas e as discuta com o cirurgião. Uma cirurgia plástica pode ser um importante meio de lhe ajudar a recuperar e manter a auto-estima, mas não deve ser considerada a única coisa a ser feita.

RISCOS

Nestas informações procuraremos passar com clareza todas as questões envolvidas neste tipo de procedimento, para que o candidato à cirurgia tenha segurança no procedimento que irá realizar. Entretanto, estas informações não substituem a consulta médica clássica que deve ser o início de qualquer tratamento médico, por doença ou por estética.

Por outro lado, colocamos com clareza vantagens e riscos envolvidos com o procedimento. A noção do que seja risco é importante. Ter risco, não significa que um problema vai ocorrer com certeza, e sim que pode ocorrer em um pequeno número de situações, que com cuidado e atenção do médico e do paciente pode ser diminuído a números muito baixos. Ter esta noção exata controla emoções e mitos dando segurança no ato médico, para o paciente e para o cirurgião.

Entretanto, o conhecimento de todos os envolvimentos de cada ato cirúrgico não deve trazer medo e sim segurança no que vai ser feito. As informações que oferecemos aqui ajudam a compreender as generalidades do procedimento, mas repetimos, não substituem uma consulta clássica, que deve ser feita com o Cirurgião Plástico da Clínica Naturale que confirmará a indicação, escolherá a técnica e dará perspectivas do resultado. Muito destes resultados dependem do que cada paciente apresenta e ter uma expectativa realista é o mais importante nos tratamentos estéticos.

A Lipoaspiração / Lipoescultura é normalmente segura, contanto que os pacientes sejam cuidadosamente selecionados, e a cirurgia realizada em um centro médico dotado de todos os equipamentos de segurança necessários e exigidos pela medicina moderna. Fazer o procedimento em um Hospital ou Day Hospital é mais seguro do que fazer em local inadequado. Um cirurgião treinado e motivado para o tratamento estético também é importante.

Esta cirurgia é realizada aos milhares através de todo o mundo, e bons resultados devem ser esperados, entretanto, alguns riscos devem ser considerados.

Complicações pós-operatórias como infecção e tromboembolias são raros, mas podem ocorrer. A infecção, muito rara, se ocorrer, pode ser tratada com drenagem e antibióticos, mas prolongará o tempo de hospitalização e custos.

Para reduzir o risco de tromboembolismo é necessária uma consulta com o especialista em cirurgia vascular, que vai avaliar o risco embólico associado ao procedimento e propor medidas preventivas. A Clínica Naturale possui cirurgião especializado na área vascular que fará este atendimento.

A cicatriz cirúrgica é muito pequena e é extremamente raro que seja um problema para o resultado.

Parar de fumar um tempo antes do procedimento minimiza riscos de complicações de pele e pulmonares no ato cirúrgico.

Para diminuir riscos, a orientação do cirurgião deve ser seguida rigorosamente antes e depois do procedimento.

Embora alguns cirurgiões realizem procedimentos que retiram muitos kg de gordura, e existem critérios bem estabelecidos para o volume que pode ser retirado em um procedimento, na Clínica Naturale preferimos tratar primeiro o excesso de peso, recuperar a musculatura, diminuir a gordura é só então praticar a cirurgia com menores volumes de a serem retirados.

Os maiores riscos são proporcionais ao maior volume total de gordura retirado e os resultados são tanto melhores, quanto menos gordura se retirar. Portanto o Tratamento Combinado, que inclui correção alimentar, exercícios e lipolíticos locais antes da cirurgia, vai diminuir o volume total de gordura retirada, diminuindo riscos e melhorando resultados.

Infecções, embolia gordurosa, anemia e perda excessiva de fluidos também estão associadas a volumes muito grandes de gordura a serem eliminados, assim como infusão de líquidos em excesso ou toxicidade ao anestésico local.

Embora sejam raras, complicações podem ocorrer. O risco de complicações também é maior se muitas áreas forem tratadas ao mesmo tempo, grandes volumes forem retirados ou se o paciente apresentar previamente algum problema de saúde. 

Um outro problema relacionado à retirada de grandes volumes de gordura é a falta de retração da pele, deixando ondulações, o que tem menores chances de ocorrer em cirurgias que retiram volumes menores. Peles muito flácidas também retraem pouco e sua presença deve ser considerada na escolha do tratamento.

Com todas estas considerações, fica claro, que a opção de nossa clínica por Lipoaspiração de pequenos volumes é a mais segura e é o que temos praticado com riscos muito menores.

A técnica de Lipoaspiração ultra-sônica (que não utilizamos) pode eventualmente provocar queimaduras na pele.

As cicatrizes de Lipoaspiração / Lipoescultura são pequenas e estrategicamente colocadas as mais escondidas possíveis. Não costumam ser um problema.

A Lipoaspiração / Lipoescultura traz riscos maiores para indivíduos com problemas médicos tal como diabetes, doenças de pulmão ou do coração, doenças vasculares, ou que tiveram outras cirurgias realizadas em áreas próximas aonde será realizado a Lipoaspiração.

Os atos médicos existem para ajudar as pessoas, não devem causar medo mas respeito. Nenhum procedimento cirúrgico deve ser considerado como se fosse uma ida ao shopping, mas também não deve existir pânico ou medo exagerado. Durante a consulta médica o cirurgião vai lidar com todas as expectativas , avaliar riscos e estabelecer prognósticos e a melhor oportunidade para realizar qualquer procedimento médico. A consulta médica inicial é o momento mais importante a minimizar riscos e determinar o sucesso em qualquer procedimento cirúrgico. 

PLANEJE A CIRURGIA

A consulta inicial com o cirurgião plástico é muito importante. O cirurgião ouvirá sua história médica completa, então avaliará seu caso tanto do ponto de vista da cirurgia proposta, como do ponto de vista clínico. Solicitará então avaliações de outros especialistas se necessárias, como cardiologista, anestesista, cirurgião vascular e outros clínicos e complementa tudo com exames laboratoriais. Assim estará pronto para proporcionar todas as informações que você precisa sobre resultados esperados e riscos envolvidos com o procedimento. Não deixe de informar ao cirurgião se tem qualquer alergia; problemas de saúde, infecções crônicas, se toma vitaminas, medicamentos (mesmo os mais simples), se utiliza álcool ou outras drogas, e se fuma. No período que antecede a cirurgia, não deixe de informar ao cirurgião se utilizou algum medicamento, mesmo os mais simples, como a aspirina e antiinflamatórios. A aspirina, como exemplo, pode alterar a coagulação sanguínea por períodos de até 11 dias seguindo-se a tomada de um único comprimido.

O cirurgião avaliará sua pele e os depósitos de gordura e planejará a cirurgia.

Você e o cirurgião vão discutir cuidadosamente suas metas e expectativas para o procedimento. Uma expectativa realista é importante e com franqueza se procurará ajustar as expectativas à realidade dos recursos oferecidos pela medicina. Conversar-se-á sobre como a pele poderá ficar quando a gordura for removida e se a Lipoaspiração será feita em alguma outra área e se quaisquer procedimentos adicionais serão apropriados.

O cirurgião explicará as técnicas e anestesia que ele usará, e o tipo de estabelecimento onde a cirurgia será executada. Assim como os riscos envolvidos. Os honorários do cirurgião, do anestesista e auxiliares e os custos do Hospital ou Day Hospital serão fornecidos.

Seja franco em discutir suas expectativas com o cirurgião. Ele deve ser igualmente franco com você, descrever suas alternativas e limitações e os riscos de cada uma.

De toda a forma o cirurgião só decidirá o procedimento quando examinar o paciente e avaliar riscos e expectativas. O cirurgião não deve seja escolhido apenas por questões que envolvem preços ou facilidades de pagamentos, mas principalmente por confiança que deve ser mútua, do paciente para o médico e do médico para o paciente. Um ato médico não deve ser tratado como uma mercadoria comum. Conhecer o cirurgião em uma consulta cuidadosa é muito importante para os bons resultados. O planejamento da cirurgia só pode ser feito após esta consulta inicial.

PREPARAR A CIRURGIA

O cirurgião lhe dará instruções específicas em como se preparar para cirurgia, que incluem orientações em relação à alimentação, bebidas, fumo, e evitar certas vitaminas e medicamentos e manter o uso de outras. Siga cuidadosamente as instruções que ajudarão sua cirurgia a correr perfeitamente.

Você deve solicitar que alguém o acompanhe no dia da cirurgia e deve se preparar para afastar das atividades pelo número de dias que o cirurgião lhe informará.

Se você fuma, deve evitar o hábito pelo menos algumas semanas antes do procedimento e só voltar depois de 2 a 3 semanas ( quem sabe se neste momento em que você cuida de sua auto-estima, não realiza este ato de amor extremado por si mesmo e pelos outros em sua volta, que é parar definitivamente de fumar)

Evite exposição solar intensa antes de cirurgia.

Mantenha uma dieta equilibrada com muitas fibras no período que antecede a cirurgia.

Infecções, como gripe e resfriados adiam a cirurgia, assim como infecções de pele.

Os dias necessários para o afastamento devem ser considerados após a consulta médica, O número de dias dependerá do procedimento.

Recomendações Pré-operatórias para a Lipoescultura / Lipoaspiração (é um modelo básico, mas cada paciente deve seguir as recomendações de seu médico e que lhe serão fornecidas especificamente para seu caso )

Recomendações Pré-operatórias para a Lipoescultura / Lipoaspiração ( são um modelo básico, mas cada paciente deve seguir as recomendações que lhe serão fornecidas especificamente para seu caso

1) Compareça ao Hospital ou Day Hospital no dia e hora marcados com seu cirurgião.

2) Qualquer anormalidade que porventura ocorra em seu estado de saúde deve ser comunicada, mesmo as mais simples, como gripes, infecções, infecções de pele na área em que será realizada a cirurgia, etc. O período menstrual também deve ser comunicado porque pode adiar determinadas cirurgias. Marcar a cirurgia longe do período menstrual vai evitar que a cirurgia seja suspensa.

3) Evite bebidas alcoólicas ou refeições muito exageradas nas vésperas da cirurgia.

4) Obedeça à orientação de jejum dada pelo seu médico.

5) Medicamentos para emagrecer devem ser suspensos com grande antecedência antes da cirurgia, comunique seu cirurgião e anestesista. Não pare os medicamentos por sua conta, fale com o clínico que os prescreveu porque alguns medicamentos não devem ser suspensos abruptamente.

6) Venha para o Hospital ou Day Hospital acompanhado de um familiar ou pessoa de seu relacionamento.

 

 

ONDE A CIRURGIA SERÁ REALIZADA

Geralmente a cirurgia de Lipoaspiração / Lipoescultura, é realizada em regime ambulatorial para os procedimentos menores, ou pernoitando no Hospital ou Day Hospital para os maiores, o que significa que longa internação não é necessária.

Utilizamos um Day Hospital, que é uma clínica com todos os equipamentos necessários para o bom resultado com a necessária segurança para o procedimento. O Day Hospital é um local mais tranqüilo, onde apenas cirurgias semelhantes são realizadas.

Para pacientes que apresentam pequenos problemas de saúde, mais idosos ou em grandes cirurgias, opcionalmente, pode se escolher um Hospital Geral. Quando o procedimento for associado a outras cirurgias também preferimos o Hospital Geral. A Day Clinic de um hospital geral também é uma boa opção.

Conheça os Hospitais e Day Hospital utilizados pela equipe de Cirurgiões da Clínica Naturale.

A ANESTESIA

Vários tipos de anestesia podem ser utilizados para procedimentos de Lipoaspiração / Lipoescultura. Juntos você e seu cirurgião selecionarão o tipo de anestesia que proporcionará o nível mais eficiente e seguro de conforto para sua cirurgia.

Na maior parte dos casos, visando à segurança preferimos realizar pequenas lipoaspirações e uma quantidade pequena de gordura será retirada em poucas regiões corporais. Neste caso a Lipoaspiração / Lipoescultura pode ser executada sob anestesia local, que anestesia apenas as áreas que serão tratadas. A cirurgia pode perfeitamente ser realizada só com anestesia local. Entretanto em alguns casos, para os pacientes mais ansiosos, algum grau de sedação é desejável. Neste caso contamos com o auxílio insubstituível do anestesista que oferecerá este conforto, sem aumento do risco.

Anestesia regional pode ser uma boa escolha para procedimentos mais extensos. Um tipo de anestesia regional é a anestesia peridural que é o mesmo tipo de anestesia comumente utilizada nos partos.

A CIRURGIA

O tempo requerido para executar a Lipoaspiração / Lipoescultura vai variar consideravelmente, dependendo da quantidade de gordura e do número de áreas tratadas, o tipo de anestesia e a técnica utilizada.

Há várias técnicas de Lipoaspiração / Lipoescultura que podem ser utilizadas para melhorar e facilitar o procedimento e melhorar os resultados.

A Lipoaspiração / Lipoescultura é um procedimento em que depósitos de Gordura Localizada são removidos em uma ou mais áreas do corpo.

É realizada uma incisão minúscula de cerca de 2 mm , por esta incisão são inseridas cânulas muito finas, que são ôcas. Através desta cânula é aplicado o vácuo, que aspira gordura. O vácuo pode ser obtido por uma simples seringa de de 60 ml ou por máquinas que aspiram. As seringas permitem manuseio mais cuidadoso e uma melhor modelação, mas o procedimento é mais demorado e trabalhoso, assim as seringas são utilizadas em procedimentos pequenos. As máquinas permitem que um maior volume de gordura seja aspirado sem que o cirurgião se desgaste muito. Existem máquinas que geram vácuos e máquinas que vibram as cânulas tornando o procedimento mais rápido e menos extenuante para a equipe médica. 

Junto com a gordura sai o líquido anestésico que foi infiltrado para a anestesia. A técnica, portanto é relativamente simples, o que faz diferença no resultado é a correta indicação e a escolha do momento certo para a realização da cirurgia.

A técnica que preferimos é a da Anestesia Tumescente , quando um certo volume de líquido junto com o anestésico é injetado, e este líquido penetra na célula de gordura, facilitando a extração. O líquido não só anestesia como facilita a retirada da gordura. Junto com o líquido é injetado epinefrina, que é um vasoconstrictor, ou seja, diminuem o sangramento da cirurgia, diminuindo os riscos e também os hematomas pós - operatórios.

Antes do procedimento as áreas que serão tratadas, são cuidadosamente demarcadas com tinta resistente, que vai orientar o cirurgião durante a cirurgia.

O tempo da cirurgia vai depender do que for retirado, como já afirmamos, preferimos pequenas lipos, o que pode ser obtido preparando o paciente antes da cirurgia, o que diminui muito o tempo do procedimento.

Na técnica não tumescente, menores quantidades de líquidos são injetados, mas esta técnica requer anestesia regional ou sedação.

DEPOIS DA CIRURGIA

Após a cirurgia é recomendado repouso por cerca de 2 dias e o uso de cintas elásticas. O retorno aos exercícios vai depender da extensão do procedimento, variando de 2 a 4 dias até 7 dias. A volta ao trabalho também depende do tamanho da cirurgia , variando de alguns dias até algumas semanas. Normalmente não há necessidade de retirar pontos, quando existem , são retirados de 4 a 7 dias. Após a cirurgia pode haver a saída de um pouco de líquido residual pelas incisões, o que é normal. Drenagem linfática é iniciada tão logo seja possível para acelerar a recuperação e melhorar os resultados. Raramente há a necessidade de se retirar líquidos, que eventualmente ficam retidos na área que foi tratada. Antibióticos podem ser prescritos em alguns casos. Os resultados não são imediatos. Alguns incômodos como dor, sensação de queimação, inchaço, equimoses podem estar presentes no pós-operatório, mas que, entretanto serão convenientemente controlados pelo cirurgião.

Recomendações Pós-operatórias para Lipoescultura / Lipoaspiração (são um modelo básico, mas cada paciente deve seguir as recomendações que lhe serão fornecidas especificamente para seu caso. 

Recomendações Pós-operatórias para Lipoescultura / Lipoaspiraçao ( são um modelo básico, mas cada paciente deve seguir as recomendações que lhe serão fornecidas especificamente para seu caso

1)Seguir rigorosamente as orientações dadas pelo cirurgião, qualquer dúvida deve ser comunicada de imediato.

2)Evite esforços por 8 dias.

2) A alimentação deve ser a orientada pelo cirurgião.

3) Evitar sol, friagem e vento por 2 semanas.

4)Comparecer ao consultório para controles pós-operatórios, e curativos nos dias indicados.

5) Levantar-se tantas vezes quanto lhe for recomendado por ocasião da alta Hospitalar, obedecendo aos períodos de permanência sentada, Movimente os pés com freqüência em um movimento parecido com o acelerar de um carro.

6) Evitar molhar o curativo até que seja orientada para isso.

8) Provavelmente você estará se sentindo tão bem, a ponto de esquecer-se que foi operada recentemente. Cuidado! A euforia poderá levá-la a um esforço inoportuno, o que pode determinar certos transtornos.

9) Não se preocupe com o aspecto da cirurgia nos primeiros dias. Converse com o cirurgião que vai lhe esclarecer qualquer dúvida.

10) Em alguns casos poderá ocorrer a eliminação de pequena quantidade de líquido, no ponto da punção da cânula. Não se preocupe, porque se isto lhe ocorrer não significa complicação.

11) Salvo em casos especiais, a alimentação é livre, a partir do segundo dia, mas prefira alimentos mais leves e nutritivos.

12) Aguarde para fazer sua “dieta ou regime de emagrecimento”, após a liberação médica.

 

 

QUANDO VOLTAR AS ATIVIDADES NORMAIS

A recuperação é um processo gradual. O período de repouso é muito curto, e o ato de andar é rapidamente introduzido. Você estará sentindo-se recuperado completamente depois de uma semana ou duas e pode voltar ao trabalho em 2 a 4 dias depois da cirurgia nos procedimentos menores. Mas alguns dias a mais de afastamento são necessários em cirurgias maiores.

As atividades mais pesadas devem ser retardadas em até 1 mês. Os edemas desaparecem em cerca de três semanas, e as equimoses em cerca de 45 dias.

Visitas rotineiras ao cirurgião são programadas para acompanhar a evolução do caso e orientar e oferecer segurança ao paciente.

Qualquer anormalidade deve ser comunicada ao cirurgião imediatamente

Verá uma diferença notável na forma de seu corpo logo depois da cirurgia. Entretanto, a melhora tornar-se-á regular e mais aparente depois de aproximadamente quatro a seis semanas, quando para a maioria dos pacientes o edema e equimoses já desapareceram. Depois de aproximadamente três meses, qualquer inchaço suave, que porventura tenha persistido haverá desaparecido e o contorno final será visível.

Se suas expectativas foram realistas, você provavelmente já estará muito agradado com os resultados de sua cirurgia, e com os tratamentos da Harmonia Corporal da Clínica Naturale, estes resultados serão ainda mais fortalecidos.

Entretanto, manter uma alimentação saudável e correta e praticar exercícios, auxiliados por cuidados estéticos na Clínica, ajudarão a manter os resultados por muito tempo.

O resultado poderá ser preservado, se houver uma gestação, desde que no pré-natal seu peso seja bem controlado pelo especialista. Se você voltar ao seu peso anterior e sua pele não apresentar flacidez e estrias decorrentes da gravidez, as formas obtidas poderão serão mantidas.

Com o decorrer do tempo, a disposição da gordura no corpo muda de pessoa para pessoa . Mesmo assim, o excesso que foi retirado sempre lhe proporcionará um melhor aspecto corporal desde que continue com os exercícios , boa nutrição e cuidados estéticos corporais.

A HARMONIA CORPORAL

A Harmonia Corporal depende de muitos fatores. Apenas cirurgias não serão capazes de devolver ou manter a forma corporal, entretanto, o Tratamento Combinado que inclui a cirurgia plástica, os exercícios a correção alimentar e medidas de estética utilizadas sinergicamente apresentam bons resultados e é a filosofia do trabalho da Clínica Naturale.

A TÉCNICA

 

 

A mulher pode ter a lipoaspiração realizada mais frequentemente na região infra-mandibular, no abdomem, nos culotes, nos flancos, na coxa , nos joelhos .

 

Para homens, mais frequentemente são realizadas no abdomem, nos flancos e na região inframandibular

 

Pessoas com saúde , com gordura localizada e pele elástica e saudável são os melhores candidados para esta cirurgia.

 

 

Bons resultados podem ser obtidos no tratamento dos flancos, culotes, coxas e abdomem femininos

 

Para a Lipoaspiração o cirurgião insere as cânulas através de incisões muito delicadas

 

Uma cinta elástica própria é utilizada no pós operatório, para diminuir edema e ajudar na modelação

Resultados favoráveis são observados precocemente, mas se tornam mais nítidos usualmente depois de 6 semanas

 

Conforme ocorre a recuperação, uma silhueta mais harmônica se revela

     
 

A Harmonia Corporal, ajuda a ser mais confiante

 
 

 

 

Seguimos os princípios do código de conduta Web de medicina e saúde. A informação é oferecida para  educação , não necessariamente  são técnicas praticadas na Clínica Naturale. Não substitui opinião médica em atendimento formal. Se você tem um  problema de saúde, contacte seu médico . O objetivo do ato médico, como em toda a prática médica, constitui-se da obrigação de meio e não de fim ou resultado. Informações e textos são produzidos por médicos da Clínica Naturale e não recebem fundos ou propaganda de qualquer empresa ou pessoa. O site é custeado pela própria clínica. Adaptado ao decreto CFM 1974/2011 que regulamenta comunicação médica e não permite fotos antes /depois de procedimentos . Fotos e desenhos  são meramente ilustrativos. Direitos são reservados. A publicação e redistribuição de qualquer conteúdo é proibida sem prévio consentimento. copyright © 1998-2012 Clínica Naturale. last actualization: