logo da clinica naturale diretor medico Clínica Naturale I - São Paulo
Av. Moema , 87 cj 51-52
Moema – São Paulo
Parking : Al. dos Jurupis 452
Fone: 11 50511075
Clínica Naturale II - Interior
Avenida Antonio Ometto, 525
Limeira – São Paulo
Fone 19 34538490
HOME Conheça a Clínica Médicos Agendamento Hospital Email

Aesthetic News

Search

Informações sobre Dermatologia, Cirurgia Plástica e Cirurgia Vascular para Pacientes e Profissionais de Saúde
Information on Dermatology , Plastic Surgery and Cosmetic Veins Treatments for Patients and Health Professionals
Information à propos de Dermatologie , Chirurgie Plastique et Phlébologie Esthétique pour Patients et Professionnelles de la Santé

linkfrançais Français linlenglish English
    corporal
  facial
  setor masculino
  cirurgia plástica
  botox
  preenchimento profundo
  peeling
  varizes
  hiperhidrose
  celulite
  depilação laser
  fotorejuvenescimento
  thermacool
  fio russo
  acne
  estrias
   

DERMATOLOGIA

  Melasma e Pigmentações
  Laser Fracionado de CO2
  Rosacea
  Preenchimento Ácido Hialurônico
  Fotos Melasma

 

Rosacea

 

O  Que é Rosácea ?

A Rosácea é uma doença de causa ainda pouco conhecida. Afeta pessoas em sua grande maioria de pele branca, normalmente entre os 20 e 40 anos.
É um problema muito mais frequente do que se pensa, e muita vezes não é suspeitado pelo paciente.

Quem  apresenta mais ?

Tem uma prevalência maior em pacientes com a pele branca, mas já foi diagnosticada em Afro-americanos e asiáticos.  Na Suécia um estudo bem conduzido mostrou que está presente em cerca de 10% da população.
No Brasil, principalmente na região sul e sudeste onde foi  muito grande a imigração europeia , e a presença de descendentes europeus é marcante se encontra incidência importante deste tipo de problema. Observamos uma incidência aumentada em algumas regiões do interior de São Paulo onde a presença de imigrantes alemães e italianos é  grande.
Ocorre igualmente em homens e mulheres e em qualquer idade, sendo seus sintomas iniciais mais frequentes a partir dos 30 anos.

Como diagnosticar a Rosácea ?

O Diagnóstico é feito principalmente de forma clínica. O Médico vai analisar as queixas do paciente e concluir se preenchem os requisitos que darão a indicação da presença do problema.

Quais os Sinais  e sintomas de Rosácea ?

Os problemas de pele relacionados com a rosácea aparecem mais frequentemente na bochecha, no queixo, no nariz e na região central frontal. ( veja quadro com desenho)
As queixas mais frequentes são: Rubor da face transitório  ou permanente, presença de pápulas e pústulas semelhantes a acne, presença de nódulos,  presença de telangiectasias de face  (vasos ).
 Também podem estar presentes  sensação de queimação, aparência seca da pele, presença de placas ( lesões avermelhadas mais elevadas) , inchaço, alterações dos olhos ( conjuntivite, hiperemia e inflamações das pálpebras) . Pode alternar  com regiões de   pele seca, regiões com dermatite seborreica.  Estas alterações podem se apresentar em várias combinações, mas muitas vezes , basta a presença de uma ou alguma delas para ser caracterizado a Rosácea.  Em casos mais avançados pode surgir o Rinofima , uma alteração na forma e volume do nariz.  Apesar destas alterações serem facilmente observáveis é  importante um exame clínico bem feito pelo seu médico, que  saberá  concluir e lhe orientar.

rosacea

Regiões da Face mais acometidas pela Rosácea

 

Quais os Tipos de Rosácea ?

A  Rosácea pode se manifestar de diversas formas. Assim,  de uma maneira didática,  a  “National Rosacea Society Expert Committee” , uma comissão de especialistas mundiais criou uma classificação que procura organizar estas manifestações em 4 tipos:   

pápulo-pustuloso,
rosácea ocular,
rosácea phimatosa
eritêmato-telangiectásica.

O  tipo pápulo – pustuloso : é semelhante á um quadro de Acne, mas normalmente se manifesta após os 25 anos de idade, e dessa forma deve ser diferenciado da acne vulgar.
O tipo phimatoso:  se caracteriza pelo edema (inchaço) e aumento das glândulas sebáceas, de forma localizada, pode se localizar na fronte, no nariz, queixo e região malar. Acomete principalmente homens mais idosos.
O tipo ocular:  se manifesta através de blefarite, conjuntivite e irite. A ceratite provocada pela rosácea pode em casos extremos levar a opacidade córnea e cegueira.
O tipo eritêmato telangiectásico:  manifesta-se através do chamado flushing, o paciente normalmente apresenta vermelhidão persistente com a presença de muitas telangiectasias (vasinhos), especialmente em região malar e mento.

O  que interfere com o aparecimento de Rosácea?

Sabe-se que existem fatores de piora que são responsáveis pelo desencadeamento da vermelhidão e queimação, que chamamos de flushing que é um  eritema súbito e  transitório . Esse flushing representa o início de todo o processo, sendo provocado pela liberação de mediadores inflamatórios, que serão descritos adiante.
Normalmente os pacientes que apresentam o flushing têm uma história familiar de rosácea, e esses pacientes devem ser orientados para mudança no estilo de vida, dessa forma evitando os fatores associados a piora do quadro.
Os fatores mais comuns que pioram a Rosácea são: Ingestão de álcool, comidas apimentadas ou condimentadas, exposição ao sol e fatores emocionais. Também são relacionados mudanças de temperatura e presença de determinas  bactérias no trato digestivo como Helicobacter Pylori.  
Os diversos  fatores variam entre os pacientes e muitas vezes fatores inesperados são descritos.
Não necessariamente a pessoa que apresenta rosácea vai apresentar todos os tipos ao longo de sua vida, pode ser que apresente apenas um subtipo, ou com o tempo pode evoluir para outros.

O Tratamento da  Rosácea

Atenção , este é um guia de tratamento com a finalidade de informação e  esclarecimento da população. Evite auto-medicação  que pode lhe ser prejudicial . Solicite sempre a orientação de seu médico.

Não está disponível ainda uma cura, entretanto existem  tratamentos  que objetivam  não a cura mas o controle do problema.
 É possível diminuir os sintomas de forma muito eficaz na maioria dos pacientes.

Medidas médicas eficazes no controle da Rosácea:

Medicamentos orais
Medicamentos tópicos
LASER
Luz Pulsada
Cuidados locais
Evitar fatores desencadeantes

O tratamento ( controle)  consiste em medicações orais e tópicas que podem ser associadas ao uso de tratamentos a Luz como o LASER e a Luz Pulsada. Na Clínica Naturale associamos os tratamentos orais e tópicos a Luz  Pulsada  e ao LASER ND YAG .

 A  Luz  Pulsada ajuda a controlar o quadro, principalmente na forma eritêmato-telangiectásica.  
O LASER ND YAG 1064 nm  elimina vasos faciais maiores .
 LASER ND YAG de pulso curto, alta frequência e baixa potência parece ser eficiente no controle do eritema  transitório .
 Os fatores desencadeantes devem ser afastados. Qualquer produto que contenha álcool não deve ser utilizado no rosto, inclusive maquiagem, e demaquilantes, a alimentação deve ser controlada, para afastar os alimentos desencadeantes, entre eles pimenta, codimentos, corantes, frutos do mar, café, chocolate, tomate, morango, molho de tomate, vinho tinto , álcool e outros que serão identificados  em cada caso.
Antibióticos tópicos podem ser empregados no tratamento. Entre eles a clindamicina, eritromicina, metronidazol, outras medicações tópicas utilizadas são o ácido azelaico e a nicotinamida.
Antibióticos orais podem ser prescritos para um maior controle.
O  Demodex Folliculorum é encontrado na pele de indivíduos que não apresentam a doença, mas nos pacientes com rosácea o número desses ácaros está em maior quantidade, portanto foi considerado agente desencadeante e deve ser controlado.
A Rosácea  Phimatosa pode ser controlada quando apresenta – se no início com isotretinoína. Mesmo  em doses mais baixas  pode diminuir a hiperproliferação das glândulas sebáceas e diminuir as lesões semelhantes à acne, com um tempo de remissão da doença de aproximadamente um ano após o tratamento.
Cada tratamento é escolhido de acordo com cada paciente, e todos eles visam o tratamento a longo prazo com controle da Rosácea, e não sua eliminação . É possível obter  diminuição da vermelhidão ,  das telangiectasias , das pápulas e demais sinais e sintomas  promovendo melhora da qualidade de vida do paciente portador desta patologia.

 

Seguimos os princípios do código de conduta Web de medicina e saúde. A informação é oferecida para  educação , não necessariamente  são técnicas praticadas na Clínica Naturale. Não substitui opinião médica em atendimento formal. Se você tem um  problema de saúde, contacte seu médico . O objetivo do ato médico, como em toda a prática médica, constitui-se da obrigação de meio e não de fim ou resultado. Informações e textos são produzidos por médicos da Clínica Naturale e não recebem fundos ou propaganda de qualquer empresa ou pessoa. O site é custeado pela própria clínica. Adaptado ao decreto CFM 1974/2011 que regulamenta comunicação médica e não permite fotos antes /depois de procedimentos . Fotos e desenhos  são meramente ilustrativos. Direitos são reservados. A publicação e redistribuição de qualquer conteúdo é proibida sem prévio consentimento. copyright © 1998-2012 Clínica Naturale. last actualization: