logo da clinica naturale diretor medico Clínica Naturale I - São Paulo
Av. Moema , 87 cj 51-52
Moema – São Paulo
Parking : Al. dos Jurupis 452
Fone: 11 50511075
Clínica Naturale II - Interior
Avenida Antonio Ometto, 525
Limeira – São Paulo
Fone 19 34538490
HOME Conheça a Clínica Médicos Agendamento Hospital Email

Aesthetic News

Search

Informações sobre Dermatologia, Cirurgia Plástica e Cirurgia Vascular para Pacientes e Profissionais de Saúde
Information on Dermatology , Plastic Surgery and Cosmetic Veins Treatments for Patients and Health Professionals
Information à propos de Dermatologie , Chirurgie Plastique et Phlébologie Esthétique pour Patients et Professionnelles de la Santé

linkfrançais Français linlenglish English
    corporal
  facial
  setor masculino
  cirurgia plástica
  botox
  preenchimento profundo
  peeling
  varizes
  hiperhidrose
  celulite
  depilação laser
  fotorejuvenescimento
  thermacool
  fio russo
  acne
  estrias
   

DERMATOLOGIA

  Melasma e Pigmentações
  Laser Fracionado de CO2
  Rosacea
  Preenchimento Ácido Hialurônico
  Fotos Melasma

 

Prenchimento com Ácido Hialurônico

 

extrutura_quimica_acido_hialuronico

A Química do Ácido Hialurônico

Ácido Hialurônico

O Ácido Hialurônico faz parte da pele humana normal. Possui a função de hidratar, lubrificar e estabilizar a intimidade da pele.  Por ser parte integrante da pele humana , esta substância é utilizada há mais de 10 anos como tratamento pouco invasivo para o envelhecimento facial , sendo aplicado em depressões, rugas e sulcos e para aumento de partes moles .
É um polissacarídeo, com cadeias de ácido glucorônico e N-acetil glucosamina ligadas entre si, formando um gel. Quanto mais essas cadeias são ligadas, maior a viscosidade do produto, e quanto menos ligadas o produto é mais fluido, essa ligação é chamada cross-linking. Exatamente estas características são utilizadas para modificar as apresentações do produto.Dependendo das características químicas , de viscosidade , pode ser utilizado em diferentes partes da face, os mais espessos para as regiões mais profundas e e os menos espessos para a intimidade da pele e mucosas, como no aumento dos lábios. É extremamente hidrófilo, ou seja, suas moléculas puxam água.
Assim é um produto muito versátil, podendo ser utilizado em pálpebras, rugas, sulcos, aumento de lábios, e aumento volumétrico da face.
Existem várias empresas que comercializam o produto legalmente no Brasil  com várias marcas disponíveis e a técnica de obtenção é muito variável , mas  em todos os casos se trata de uma grande evolução da indústria química e farmacêutica. Algumas das marcas mais comumente utilizadas são o Juvederm, Hylaform, Restylane, Perlane, Esthelis, Forthelis e existem muitas outras no mercado. A escolha depende do Médico que irá realizar o procedimento e da queixa de cada paciente.
O  Médico vai considerar vários aspectos é escolher o Ácido Hialurônico mais adequado para cada situação, considerando além das características químicas, a segurança, a compatibilidade biológica, o baixo risco de alergia , a baixa imunogenecidade, o tempo de reabsorção , a forma de  obtenção do produto e o custo para o paciente. Estas são todas características de  preenchedores, que são muito bem respondidas pelo Ácido Hialurônico, o que o faz ser um produto muito bem aceito em todo o mundo para preenchimento temporário.
Cada produto é usado para uma finalidade e apresenta mudanças em suas características de acordo com cada empresa farmacêutica.
O gel com maior cross-linking é empregado no aumento do volume da região malar, mandíbula e mento. Os produtos com cross linking intermediário preenche sulcos profundos. Os produtos com um cross-linking menor são usados para sulcos mais rasos, na região das olheiras e para rugas finas e lábios. Já os produtos mais fluidos vêm sendo utilizados para hidratação da face de uma forma global através de várias pequenas injeções, com distância de 1 cm entre si, ou também após o laser fracionado CO2. Estes últimos também auxiliam na diminuição de rugas finas, melhoram o aspecto ressecado da pele e tem ótima indicação nas rugas das pálpebras inferiores, local onde a toxina botulínica é menos eficiente.


O preenchimento é um procedimento muito realizado hoje em dia no Brasil, Estados Unidos e no mundo todo. É cada vez mais solicitado pelos pacientes que desejam corrigir os efeitos do envelhecimento ou pequenas imperfeições.
Com a idade, exposição solar, estresse, poluição e outros fatores, a pele sofre efeitos indesejáveis. Uma das principais alterações é a diminuição do colágeno da derme, que é o responsável pelo turgor, “firmeza” que apresentamos quando jovens.
Devido a esses efeitos passamos a apresentar sulcos, rugas, afinamento dos lábios, retificação do sulco nasolabial, queda da região malar, além de manchas relacionadas ao sol, como melanoses solares, queratoses actínicas, telangiectasias (vasinhos) ,e outras lesões, que acabam comprometendo o aspecto estético da pele como um todo.
O principal contribuinte para o envelhecimento, além da idade é a exposição solar. E não se engane o efeito nocivo do sol é acumulativo, portanto o melhor tratamento é a prevenção. Não basta fazer apenas tratamentos é necessário também um estilo de vida saudável.
Associando os  preenchedores a  toxina botulínica, luz pulsada, lasers como o CO2, peelings superficiais, médios e profundos, cremes conseguimos um arsenal pouco invasivo , portanto mais   seguro para o tratamento das alterações acima descritas.  Os preenchimentos com o ácido hialurônico são não definitivos e são parte de um novo conceito de tratamento, enfatizando o cuidado com a beleza sem a necessidade de procedimentos invasivos  precoces, que são deixados para o futuro.
O procedimento é simples e seguro , normalmente realizado apenas com anestesia local ou tópica (com o uso de cremes anestésicos) sendo que alguns preenchedores já apresentam o anestésico na mesma seringa que o gel.
Os efeitos colaterais são pequenos e raros e podem ser um pequeno  hematoma no local da injeção ou a presença de edema (inchaço) , que são temporários.
Normalmente não provocam granulomas, ou seja, inflamação secundária a rejeição do produto, pois os produtosmais utilizados  não são de origem animal.
O preenchimento permanece por  cerca de oito meses até um ano, embora esta duração seja variável . Preenchedores mais profundos como o Voluma ou o Mésolis Shape duram cerca de 18 meses. Porém, vários estudos mostram que após o preenchimento com ácido hialurônico , mesmo que ocorra a  reabsorção  em cerca de  um ano, existe um estímulo para a produção de colágeno, o pode deixar um resultado benéfico residual  por muito mais tempo q
O procedimento dura cerca de 30 minutos à uma hora. Atividades físicas após o procedimento devem ser evitados e o retorno ao trabalho pode não ser interessante.
Portanto, o ácido hialurônico é um preenchedor seguro, não definitivo, que normalmente que  apresenta  poucas contra-indicações, e é bem indicado para pacientes que desejam um tratamento para reverter sinais do envelhecimento de forma pouco invasiva , sem necessidade de repouso e com complicações pouco freqüentes.
Assim com as técnicas pouco invasivas procuramos um  resultado mais  natural, valorizando a beleza de cada um.

 

Seguimos os princípios do código de conduta Web de medicina e saúde. A informação é oferecida para  educação , não necessariamente  são técnicas praticadas na Clínica Naturale. Não substitui opinião médica em atendimento formal. Se você tem um  problema de saúde, contacte seu médico . O objetivo do ato médico, como em toda a prática médica, constitui-se da obrigação de meio e não de fim ou resultado. Informações e textos são produzidos por médicos da Clínica Naturale e não recebem fundos ou propaganda de qualquer empresa ou pessoa. O site é custeado pela própria clínica. Adaptado ao decreto CFM 1974/2011 que regulamenta comunicação médica e não permite fotos antes /depois de procedimentos . Fotos e desenhos  são meramente ilustrativos. Direitos são reservados. A publicação e redistribuição de qualquer conteúdo é proibida sem prévio consentimento. copyright © 1998-2012 Clínica Naturale. last actualization: