Conheça a Clínica
 
 
 
 
 
 
 

Arts by Naturale

a península

senschualidade

transição para o século XX

van gogh

salvador dali e millet

michelangelo

museus

exercício de criação

frida kahlo e rivera

munch e klint

tarsila di portinari

tempos antigos

conheça a arte

a linha do tempo 1

a linha do tempo 2

museu virtual 1

museu virtual 2

museu virtual 3

museu virtual 4

museu virtual 5
Clique nas imagens para aumentar

 

Uma Pequena Galeria de Grandes Pintores

Quando as palavras se juntam harmoniosamente são arte como o mais belo quadro. O pintor mostra e faz imaginar o que ele quis dizer, o poeta diz e faz imaginar o que só ele enxergou. Pretensioso o não poeta e não artista, que ousa interpretar com palavras o dom de alguns escolhidos por Deus para transferir para as telas e paredes o produto de suas mentes privilegiadas. Mas a ousadia é a marca de alguns entre os quais este comentador de arte se inclui. Então, não sendo poeta e não sendo artista ousei comentar o que estes iluminados produziram retratando a mulher.

Lempicka

Tamara de Lempicka Nasceu em Varsóvia em 1898. Ela se tornou uma bela mulher. O desejo de ser uma pintora apareceu durante uma viagem pela Itália. A sua pintura não pode ser classificada em uma das correntes que de desenvolveram no período entre as grandes guerras. Viajou pelo Surrealismo, Cubismo e a arte abstrata, mas a pintura figurativa era a sua expressão. Sempre viveu no mundo abastado e usou a saúde financeira para obter liberdade. Era antes de tudo uma mulher livre.

Lempicka Lady in Blue 1939 (76kb)

Lempicka

Lady in Blue, 1939

Enigmática mulher criança ou  criança mulher, sobretudo mulher. Só com seus pensamentos. Momento de retiro, mulher, que pode explodir no próximo minuto, criança. Raro instante onde a beleza supera a forma de expressão. Beleza verdade ou genial imaginação. Pode existir beleza assim? Existiu? Será recriada? Olhos azuis cor do céu, onde estão?

Vermeer

Jan Vermeer, nasceu em Delft, Holanda em 1632. Durante algum tempo os historiadores tiveram dúvida se ele teria mesmo existido. É um artista intimista e pintava o interior doméstico. Sua característica é a luz incidindo de uma janela lateral que às vezes não está representada. É um artista “Cult” cada vez mais admirado.

Vermeer O Estúdio do Artista 1666 (140kb)

Vermeer

O Estúdio do Artista, 1666

O artista em seu momento mágico. Não interessa seu rosto, mas sua mão, maravilhoso instrumento capaz de dominar a luz conforme seus desejos. Pinta Clio, a musa da História enquanto conta sua própria história. Luz dominada para representar a mulher- sonho. 

Hopper

Edward Hopper nasceu em Nova York em 1882. É realista, mas sua obra transforma o real e o faz parecer fantástico. Pinta o cotidiano moderno, numa pintura simples mas cheia de emoção.

Hopper Compartimento de Vagão 1938 (38kb)

Hopper

Compartimento de Vagão, 1938

Onde você que ir? O mundo está passando na janela e você está longe, da janela e do mundo. Não lhe interessa o mundo real, prefere o sonho da leitura. Porque viaja? O que procura? Porque está só? Isolada em seu próprio universo auto-suficiente, deve ser feliz por não depender de nada e de ninguém!

Rivera

Diego Rivera nasceu no México em 1886. Ligado ao partido comunista recebeu Trotski em sua casa. Amigo de André Breton, um dos principais pensadores franceses. Ilustrou o Canto General de Pablo Neruda. Casou-se com Frida Kahlo, pintora. Rivera e Kahlo além de artistas foram admiráveis por seus valores e coragem. A pintura mural de Rivera é única no mundo.

Rivera Frida Kahlo Distribuindo Armas  (74kb)

Rivera

Frida Kahlo Distribuindo Armas, Mural

Magnífico erro dos homens quando misturam poder com ideologia. A força corrompe a boa vontade. Que pensamento admirável, Rivera, Kahlo, Tina Modotti, Pablo Neruda, Guevara, que erro formidável. A foice e o martelo felizmente se quebraram. A admiração pelo ideal dos que lutaram continua. Que se vá à força e que fique e renasça o ideal de que todos os homens tenham trabalho e uma vida justa. Idéias sem culpa, sem novos erros. 

Salvador Dali

Nasceu em Figueres, na Catalunha em 1904. Para representá-lo basta uma palavra, genialidade!

Salvador Dali A Mão de Dali Retirando um Tosão de Ouro em Forma de Nuvens para Mostrar a Gala a Aurora toda Nua Muito Longe do Por do Sol  (140kb)

A Mão De Dali Retirando Um Tosão De Ouro Em Forma De Nuvens Para Mostrar A Gala A Aurora Toda Nua Muito Longe, Longe Do Por Do Sol.

 Salvador Dali

Fundação Gala Salvador Dali

Governo da Espanha

1977

Gala, mulher dividida, sonho e realidade em choque. Belo corpo esculpido nas águas para inspirar poetas e pintores. Conhecer, conviver, aproximar-se é perder a liberdade possuindo a máxima liberdade. Intensa felicidade infeliz. Caos organizado. Bem e Mal, dualidade eterna, incompreendida, numa linda mulher que é sete.

Sandro Botticelli

Pintor Italiano da Escola Florentina , nasceu em Florença e viveu de 1445 a 1510.  Importante figura do início do Renascimento , tem sua sala entre as mais visitadas da Galeria Ufizzi em Florença.

Botticelli - O Nascimento de Venus  (60kb)

Botticelli

O Nascimento de Vênus

Deusas não se descrevem. A veneração explícita expõe o incauto à punição eterna. Descreva-se então com simplicidade e respeito o momento da criação. Sob os ventos de Zefir, nasceu Vênus, Deusa da Beleza.

 

 

Todas as informações e textos são produzidos sob patrocínio da Clínica Naturale.Direitos são reservados. A publicação e redistribuição de qualquer conteúdo é proibida sem prévio consentimento. copyright © 1998-2009 Clínica Naturale. last actualization: