Conheça a Clínica
 
 
 
 
 
 
 

Arts by Naturale

a península

senschualidade

transição para o século XX

van gogh

salvador dali e millet

michelangelo

museus

exercício de criação

frida kahlo e rivera

munch e klint

tarsila di portinari

tempos antigos

conheça a arte

a linha do tempo 1

a linha do tempo 2

museu virtual 1

museu virtual 2

museu virtual 3

museu virtual 4

museu virtual 5
Clique nas imagens para aumentar

 

 

A Linha do Tempo

O Mundo Antigo

Uma viagem pela História da Arte mostrando a tradição artística e seus avanços criativos, revelados no aparecimento dos diversos estilos da arte pictórica 

 

25000AC Arte Pré Histórica

Bisão da Gruta de Altamira

São as primeiras obras de arte conhecidas na história da humanidade. Encontradas no fundo de uma caverna escura no norte da Espanha, provavelmente tinham uma função mística. Os homens pré-históricos acreditavam que pintando os animais que iriam enfrentar ficaria mais fácil vencê-los.

Bisão de Altamira  (118kb)

Arte Pré Histórica

Bisão da Gruta de Altamira

Bisão da Gruta de Altamira

Réplica Museu Arqueológico Nacional da Espanha

Espanha

 

2530AC Alguns milênios antes de Cristo, em um túmulo na cidade de Medum, em um friso foram encontrados estas impressionantes pinturas. Os gansos são uma homenagem ao faraó Nefermaat. Acreditavam que os mortos continuariam a vida após a morte, por isso os túmulos eram decorados ricamente.

Arte Egípcia Os Gansos de Medun (42kb)

Arte Egípcia

Gansos de Medum

 

1450AC A civilização Minóica foi a primeira á desenvolver na Europa. Nasceu na pequena ilha de Creta, e sua civilização foi mais ou menos paralela à Egípcia. A Pintura Minóica tem mais movimento que a Egípcia. A civilização de Creta teve forte influência na civilização Grega que ainda iria nascer.

O Toureador Palácio de knossos (101kb)

O toureador

Palácio de Knossos

 

1400AC A Técnica desta pintura é o afresco seco. A Têmpera (tinta em água, misturada com clara de ovo é aplicada) sobre o estuque já seco. As proporções da figura humana eram padronizadas por um sistema de quadriculado e seguidas rigidamente. Esta também é uma cena de decoração de túmulo, de Nebamun, um nobre de Tebas.

Arte Egípcia cena de caça Tebas (33kb)

Arte Egípcia

Cena de Caça

Tebas

 

490AC Á partir de 650 AC , a Grécia Arcaica emergiu como a mais  avançada civilização, demonstrando desde o início a importância que viria á ter em todos os campos do conhecimento humano. Infelizmente as pinturas gregas se perderam, vítimas da labilidade dos materiais. O que restou são pinturas em vasos, que não tinham uma grande pretensão artística. Essas pinturas e as esculturas, essas sim preservadas, podem inferir o grau de evolução da pintura grega. Nesta pintura gravada em um vaso do início da civilização grega, já mostra uma evolução sobre o desenho egípcio e minóico. Na outra imagem uma rara pintura mostrando Apolo e Artemis .

Arte Grega (17kb)

Arte Grega (102kb)

Arte Grega

 

450AC Esta escultura, O Discóbulo,  demonstra uma perfeição inimaginável nos trabalhos de períodos anteriores, e ainda estamos 4 séculos antes de Cristo.

Arte Grega O Discóbulo (72kb)

Arte Grega

O Discóbolo

 

400AC Pintura Etrusca

Enquanto a Civilização Grega se espalhava, na Península Itálica surgia a Civilização Etrusca. Teve influência dos gregos, mas tinha um estilo próprio. É muito bonito o jogo de cores e o movimento esta presente e perceptível nestes dançarinos.

Dançarinos Pintura Etrusca (82kb)

Dançarinos

Pintura Etrusca

 

100AC Um sacerdote troiano e seus filhos são estrangulados por uma serpente marinha por terem avisado sobre o cavalo de madeira de Tróia. É um exemplo da arte Helenística. O período Helenístico é o que se seguiu na civilização grega, depois de Alexandre, o Grande. A descoberta desta escultura em 1506 causou profundo impacto emocional nos artistas do Renascimento. É um dos mais perfeitos representantes da perfeição da arte clássica. Mostra um período onde a “Arte era feita pela Arte” e não só como ornamentação. A expressão de dor do sacerdote, a idéia de esforço, o movimento e a agitação só vieram encontrar paralelo mais de milênio após.

Arte Grega Laocoonte e sus dois filhos (47kb)

Arte Grega

Período Helenístico

Laocoonte e seus Dois Filhos

 

80AC Arte Romana

O Império Romano cresceu sobre a ruína do império helenístico. Seus artistas estiveram em Roma e formaram a base da Arte Romana, que é uma continuação da arte grega. A maior realização dos romanos foi na arquitetura, mas a evolução da arte romana atingiu o máximo do período chamado clássico. Este quadro , baseado em original grego mostra esta evolução.

Mosaico de Alexandre (88kb)

Mosaico de Alexandre

 

15AC Arte Romana

Observem as proporções, a graciosidade, o movimento, a pureza das linhas. É perfeito.

Arte Romana Jovem Colhendo Flores (272kb)

Jovem Colhendo Flores

 

50DC Arte Romana

Vejam a compreensão da luz, a transparência, o chiaroescuro (jogo de sombras, técnica que só voltaria no Renascimento).

Arte Romana - Natureza Morta com pessegos (157kb)

A Natureza Morta com pêssegos

 

 

100DC Arte Romana

Mostra as personalidades dos retratados. Os retratos romanos, além da influência helenística, mostram também uma influência dos artistas egípcios do período mais tardio.

Arte Romana - O Padeiro e Sua Mulher (174kb)

O Padeiro e sua Mulher

 

 

Todas as informações e textos são produzidos sob patrocínio da Clínica Naturale.Direitos são reservados. A publicação e redistribuição de qualquer conteúdo é proibida sem prévio consentimento. copyright © 1998-2009 Clínica Naturale. last actualization: